//

Apple alerta: Novos iPhones devem estar a 15 centímetros de distância de pacemakers

2

Apple

A Apple recomenda que os seus utilizadores mantenham os novos iPhones, bem como os acessórios MagSafe, a 15 centímetros de distância de dispositivos médicos implantados, como pacemarkers ou desfibriladores.

A gigante tecnológica atualizou, no final de janeiro, as orientações de segurança sobre os seus produtos, alertando os consumidores que os iPhones têm ímanes que emitem campos eletromagnéticos que “podem interferir” com dispositivos médicos como, por exemplo, pacemarkers ou desfibriladores implantados.

A atualização chama à atenção dos utilizadores especialmente para os ímanes colocados no interior dos quatro modelos de iPhone 12, assim como os acessórios MagSafe, que incluem carregadores sem fios e acessórios magnéticos, como estojos e carteiras que se prendem à parte de trás dos telemóveis.

Reconhecendo que os dispositivos médicos podem conter sensores que reajam a ímanes ou a ondas de rádio próximas, a empresa norte-americana recomenda que telemóveis e acessórios MagSafe sejam mantidos a uma “distância segura” dos dispositivos médicos: 15 centímetros ou 38, quando carregados através de dispositivos sem fios.

A Apple observa que as nova linha de iPhones – mini, Pro, Pro Max – contêm mais ímanes do que os modelos anteriores, mas refere que estes não representam um risco maior de interferência magnética com dispositivos médicos, escreve a CNN.

“Consulte o seu médico e o fabricante do dispositivo médico para obter informações específicas sobre o seu dispositivo médico e sobre a necessidade de manter uma distância segura entre o dispositivo médico e o seu iPhone ou qualquer acessório MagSafe”, escreve a Apple na sua página, acrescentando: “Os fabricantes fornecem frequentemente recomendações para uma utilização segura dos seus dispositivos em produtos sem fios ou magnéticos para evitar eventuais interferências.”

E alerta ainda: “Se o cliente sentir que o seu iPhone 12 ou carregador MagSafe está a interferir com o seu dispositivo médico, deve parar de os usar“.

A emissora norte-americana tentou, sem sucesso, contactar a empresa tecnológica para obter mais esclarecimentos sobre as novas orientações de segurança.

Especialistas alertaram

O portal USA Today conta que o problema foi inicialmente identificado por cardiologistas do Instituto Vascular e Cardiológico Henry Ford, nos Estados Unidos, que alertaram, numa carta publicada na revista médica HeartRhythm, que as baterias utilizadas nos novos iPhones e acessórios MagSafe emitem campos eletromagnéticos que podem desativar ou interferir com dispositivos médicos implantados.

Gurjit Singh foi um dos médicos que assinou a missiva, destacando que em causa está um “importante problema de saúde pública”, uma vez que a nova linha de iPhones “pode, potencialmente, inibir a terapia que salva a vida de um paciente, especialmente quando o telemóvel é transportado no bolso superior do peito”.

A carta insta os fabricantes de dispositivos médicos e médicos a alertar os pacientes sobre o risco potencial associado ao iPhone 12 e a outros dispositivos inteligentes.

As descobertas chamaram a atenção da FDA (US Food and Drug Administration), que regula os dispositivos médicos, da Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e, principalmente, da própria Apple, que publicou um alerta na sua página.

Os especialistas de saúde alertam já há muito para os eventuais perigos associados à utilização de telemóveis junto de dispositivos médicos implantados, alertando, por exemplo, os utilizadores para não os guardarem nos bolsos superiores.

ZAP //

2 Comments

  1. LOL…. fosse isto uma noticia sobre equipamentos de uma qualquer marca Chinesa, caia já o Carmo a Trindade, os Jerónimos, a Torre dos Clérigos…. mas como é da marca que os pseudo-chiques gostam, não há nada a dizer ou fazer. É ficar longe e mai nada….

    Ridículo!!

  2. Magsafe not so safe…

    Só mesmo esta marca de betinhos para sacudir a chuva do capote numa situação destas. Se fosse um carro com problemas críticos de segurança, já tinham obrigado a marca a recolhe-los todos. Neste caso, nem os obrigam, nem eles querem saber. É uma festa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.