/

Novos headphones estimulam cérebro a libertar hormona do prazer

2

Além de reproduzirem a música que gostamos de ouvir, estes novos ‘phones’ estimulam o cérebro a libertar dopamina, hormona geralmente associada ao prazer e à felicidade.

Se já sente prazer simplesmente quando ouve uma boa música, saiba que vai ser possível sentir-se ainda melhor com os novos ‘headphones’ criados por uma empresa norte-americana.

A startup Nervana é a responsável por este novo dispositivo que, além de reproduzir a música que gostamos de ouvir, estimula o cérebro a libertar a chamada “hormona do prazer”.

Esta invenção estimula o cérebro a libertar dopamina, o neurotransmissor responsável por nos fazer sentir prazer e que está normalmente associado a atividades como o sexo, o exercício físico ou até o consumo de drogas.

Os ‘headphones’ podem ser ligados a qualquer smartphone ou então a um aparelho criado pela própria empresa americana.

A ideia consiste em provocar uma estimulação elétrica de baixa potência enquanto o utilizador ouve música, fazendo com que o pulso elétrico, cronometrado com a batida da mesma, desencadeie reações cerebrais que permitem a libertação de dopamina, serotonina e ocitocina.

Estes novos ‘phones’ também podem ser usados quando o utilizador não está a ouvir música, sendo ativado um modo de som ambiente capaz de produzir o mesmo efeito apenas com os sons detetados no meio envolvente.

O produto foi testado durante a edição deste ano da CES, realizada em Las Vegas, e as reações foram extremamente positivas.

“Eu não conseguia parar de sorrir ou soltar umas gargalhadas. Durante cerca de cinco minutos, o meu nível de felicidade era de 10 em 10. Depois da experiência, ainda fiquei estranhamente feliz por mais de uma hora”, comprovou um dos voluntários.

Um dos responsáveis pela criação do produto, Daniel Cartledge, acredita que esta pode ser uma boa alternativa para afastar o consumo simultâneo de drogas e música.

“Nervana pode aumentar o prazer da música sem o recurso às drogas. Acho que isto poderá acrescentar um grande valor de entretenimento nos festivais de música”.

Estes ‘phones’ vão ter um custo de 300 dólares, cerca de 275 euros, e podem começar a ser encomendados a partir do próximo mês de fevereiro.

ZAP / Hypeness

2 Comments

  1. gostaria de saber se vou poder conduzir e fazer certas tarefas com os headphones ? talvez um dispositivo como esse nos torne mais solitários ,se o uso for banalizado

    • Claro, isto é como uma droga, mas sem os efeitos secundários indesejáveis.
      Só um alerta: o nosso corpo não tem uma reserva infinita de serotonina nem dopamina. E assim, nasce o vício.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.