Novos headphones estimulam cérebro a libertar hormona do prazer

Além de reproduzirem a música que gostamos de ouvir, estes novos ‘phones’ estimulam o cérebro a libertar dopamina, hormona geralmente associada ao prazer e à felicidade.

Se já sente prazer simplesmente quando ouve uma boa música, saiba que vai ser possível sentir-se ainda melhor com os novos ‘headphones’ criados por uma empresa norte-americana.

A startup Nervana é a responsável por este novo dispositivo que, além de reproduzir a música que gostamos de ouvir, estimula o cérebro a libertar a chamada “hormona do prazer”.

Esta invenção estimula o cérebro a libertar dopamina, o neurotransmissor responsável por nos fazer sentir prazer e que está normalmente associado a atividades como o sexo, o exercício físico ou até o consumo de drogas.

Os ‘headphones’ podem ser ligados a qualquer smartphone ou então a um aparelho criado pela própria empresa americana.

A ideia consiste em provocar uma estimulação elétrica de baixa potência enquanto o utilizador ouve música, fazendo com que o pulso elétrico, cronometrado com a batida da mesma, desencadeie reações cerebrais que permitem a libertação de dopamina, serotonina e ocitocina.

Estes novos ‘phones’ também podem ser usados quando o utilizador não está a ouvir música, sendo ativado um modo de som ambiente capaz de produzir o mesmo efeito apenas com os sons detetados no meio envolvente.

O produto foi testado durante a edição deste ano da CES, realizada em Las Vegas, e as reações foram extremamente positivas.

“Eu não conseguia parar de sorrir ou soltar umas gargalhadas. Durante cerca de cinco minutos, o meu nível de felicidade era de 10 em 10. Depois da experiência, ainda fiquei estranhamente feliz por mais de uma hora”, comprovou um dos voluntários.

Um dos responsáveis pela criação do produto, Daniel Cartledge, acredita que esta pode ser uma boa alternativa para afastar o consumo simultâneo de drogas e música.

“Nervana pode aumentar o prazer da música sem o recurso às drogas. Acho que isto poderá acrescentar um grande valor de entretenimento nos festivais de música”.

Estes ‘phones’ vão ter um custo de 300 dólares, cerca de 275 euros, e podem começar a ser encomendados a partir do próximo mês de fevereiro.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber se vou poder conduzir e fazer certas tarefas com os headphones ? talvez um dispositivo como esse nos torne mais solitários ,se o uso for banalizado

    • Claro, isto é como uma droga, mas sem os efeitos secundários indesejáveis.
      Só um alerta: o nosso corpo não tem uma reserva infinita de serotonina nem dopamina. E assim, nasce o vício.

RESPONDER

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

  Dez meses depois de terem sido anunciadas como uma mais-valia para a promoção da mobilidade suave no Algarve, as trotinetes elétricas foram retiradas das ruas da capital algarvia e de Portimão, disseram à Lusa fontes …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …