Novos headphones estimulam cérebro a libertar hormona do prazer

Além de reproduzirem a música que gostamos de ouvir, estes novos ‘phones’ estimulam o cérebro a libertar dopamina, hormona geralmente associada ao prazer e à felicidade.

Se já sente prazer simplesmente quando ouve uma boa música, saiba que vai ser possível sentir-se ainda melhor com os novos ‘headphones’ criados por uma empresa norte-americana.

A startup Nervana é a responsável por este novo dispositivo que, além de reproduzir a música que gostamos de ouvir, estimula o cérebro a libertar a chamada “hormona do prazer”.

Esta invenção estimula o cérebro a libertar dopamina, o neurotransmissor responsável por nos fazer sentir prazer e que está normalmente associado a atividades como o sexo, o exercício físico ou até o consumo de drogas.

Os ‘headphones’ podem ser ligados a qualquer smartphone ou então a um aparelho criado pela própria empresa americana.

A ideia consiste em provocar uma estimulação elétrica de baixa potência enquanto o utilizador ouve música, fazendo com que o pulso elétrico, cronometrado com a batida da mesma, desencadeie reações cerebrais que permitem a libertação de dopamina, serotonina e ocitocina.

Estes novos ‘phones’ também podem ser usados quando o utilizador não está a ouvir música, sendo ativado um modo de som ambiente capaz de produzir o mesmo efeito apenas com os sons detetados no meio envolvente.

O produto foi testado durante a edição deste ano da CES, realizada em Las Vegas, e as reações foram extremamente positivas.

“Eu não conseguia parar de sorrir ou soltar umas gargalhadas. Durante cerca de cinco minutos, o meu nível de felicidade era de 10 em 10. Depois da experiência, ainda fiquei estranhamente feliz por mais de uma hora”, comprovou um dos voluntários.

Um dos responsáveis pela criação do produto, Daniel Cartledge, acredita que esta pode ser uma boa alternativa para afastar o consumo simultâneo de drogas e música.

“Nervana pode aumentar o prazer da música sem o recurso às drogas. Acho que isto poderá acrescentar um grande valor de entretenimento nos festivais de música”.

Estes ‘phones’ vão ter um custo de 300 dólares, cerca de 275 euros, e podem começar a ser encomendados a partir do próximo mês de fevereiro.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber se vou poder conduzir e fazer certas tarefas com os headphones ? talvez um dispositivo como esse nos torne mais solitários ,se o uso for banalizado

    • Claro, isto é como uma droga, mas sem os efeitos secundários indesejáveis.
      Só um alerta: o nosso corpo não tem uma reserva infinita de serotonina nem dopamina. E assim, nasce o vício.

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …