Cientistas revelam novos detalhes sobre o efeito do café no corpo humano

3

Beber café é uma rotina que muitas pessoas têm diariamente. São muitos os estudos que dão conta dos benefícios e pontos menos positivos do consumo habitual desta bebida, mas agora um novo trabalho tem mais a acrescentar.

O consumo diário de café ajuda as pessoas a sentirem-se ativas, mas pode ter efeitos prejudiciais na hora do sono, refere o estudo. Percebeu-se ainda que, embora a bebida não pareça causar ritmos irregulares nas câmaras superiores do coração (aurículas), pode fazer com as câmaras inferiores (ventrículos) “pulem” batimentos. Os resultados foram apresentados na semana passada na reunião anual online da American Heart Association.

“As pessoas precisam de entender que esta bebida tem efeitos substantivos na nossa saúde, e estes são variáveis”, referiu Gregory Marcus, autor principal do estudo. O especialista acrescentou que: “Não é que o café seja necessariamente bom ou mau. É muito provável que seja bom ou mau dependendo de uma combinação de fatores”, cita o Web MD.

Há algum tempo que os médicos consideram que a cafeína apresenta um risco potencial para a saúde do coração, uma vez que é um estimulante que aumenta a frequência cardíaca.

Mas, segundo Sana Al-Khatib, especialista em cardiologia, estudos anteriores sobre o assunto produziram resultados que se podem tornar “confusos”.

“Uma pergunta muito comum, que recebemos quase todas as semanas dos pacientes, é: Posso beber café? Especialmente no caso de doentes com fibrilação atrial”, um distúrbio do ritmo cardíaco que aumenta o risco de ataque cardíaco, explica Al-Khatib.

Durante a pesquisa, que conduziu ao novo estudo, Marcus e sua equipa recrutaram 100 consumidores de café e equiparam-nos com vários dispositivos para registar de forma contínua a sua saúde cardíaca.

Ao longo de duas semanas, os participantes foram aleatoriamente designados para beber café quanto quisessem ou para renunciar a este.

O estudo não encontrou evidências de que o consumo de café possa ter criado qualquer ritmo irregular nas câmaras superiores do coração. Mas descobriu que o consumo de café pode fazer com que os ventrículos “pulem” batimentos.

“Em dias atribuídos aleatoriamente ao café, as pessoas exibiram cerca de 50% mais contrações ventriculares prematuras – mais batimentos precoces originados das câmaras inferiores do coração”, referiu Marcus. “Aqueles que consumiram mais do que um gole de café exibiram essencialmente o dobro das contagens”.

Contudo, estas contrações ventriculares prematuras são comuns e geralmente consideradas inofensivas, acrescentou o investigador. “Todos nós temos de vez em quando e geralmente são considerados benignos”, afirmou Marcus.

“Mas mais contrações ventriculares prematuras são um fator de risco independente para a insuficiência cardíaca ao longo do tempo. Nem toda a gente com estas contrações tem insuficiência cardíaca, mas é um fator”.

O estudo indica ainda que o café também teve efeitos dramáticos em dois outros fatores importantes da saúde: na atividade física e sono.

De notar que os participantes deste estudo eram relativamente jovens e saudáveis, com uma idade média de 38 e um IMC médio na extremidade superior de saudável – “não típico da população de pacientes que analisamos na prática clínica”, que normalmente são mais velhos e têm um ou mais problemas de saúde, frisou Al-Khatib.

Os especialistas aconselham as pessoas que têm dúvidas se devem, ou não, tomar café, a conversar com um médico, pois a decisão deve ter em conta problemas de saúde pessoais.

ZAP //

3 Comments

  1. O decorrer do tempo ditará se os conteúdos das notícias são isentas, sucintas, mas completas ou, se pelo contrário são sensacionalistas e provenientes de fontes pouco credíveis e sem a a necessária isenção relativamente aos quadrantes políticos qua as integram. Uma notícia é uma notícia e um artigo de opinião é um artigo de opinião. Ainda conheço muito pouco do ZAP para ter uma opinião que não será mais do que uma opinião.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.