Novo tratamento provoca “cegueira” para tratar surdez

Yaniv Golan / Flickr

-

A cegueira temporária causada pela escuridão pode abrir caminho para outras hipóteses de tratamento para pessoas com deficiências auditivas. Cientistas dos Estados Unidos mostraram que a audição fica mais aguçada nessa situação.

Em experiência com ratos, as equipas da John Hopkins University e University of Maryland, nos Estados Unidos, compararam a audição dos animais que tinham sido mantidos no escuro durante uma semana com a de ratos expostos à luz natural.

O trabalho publicado na revista científica Neuron revelou que manter ratos no escuro por uma semana alterou os seus cérebros e aumentou a sua capacidade auditiva.

O efeito manteve-se durante algumas semanas depois de os animais voltarem a ambientes iluminados.

Especialistas qualificaram os resultados do estudo como “fascinantes”. No entanto, alguns cientistas acreditam que criar novos tratamentos para a perda de audição só seria viável se as alterações no cérebro fossem permanentes.

Reforço na audição

No estudo americano, os ratos que ficaram no escuro foram capazes de ouvir sons mais suaves e apresentaram mudanças na estrutura do seu córtex auditivo.

“Foi uma surpresa para nós”, disse Patrick Kanold, da University of Maryland.

Uma das possíveis explicações para os resultados seria a hipótese de que parte do cérebro dedicada à visão estaria a ser redirecionada. No entanto, os cientistas perceberam que as porções do cérebro responsáveis pela audição estavam a ser “reforçadas”.

“Não estamos a criar novos neurónios, estamos simplesmente a fortalecer as ligações que já existem no córtex auditivo”, disse Kanold à BBC.

“Isso realmente dá-nos esperanças de que haja algum potencial para que isso seja aplicado em seres humanos. E o que é bom é que não precisamos de medicamentos”.

“A descoberta talvez tenha implicações sobre pessoas com deficiência auditiva. Há muitas pessoas que recebem implantes auditivos cocleares quando adultas e é possível que uma terapia baseada nessa descoberta aumente o sucesso desses implantes”, sugeriu.

Humanos

Não se sabe se as melhorias observadas nos ratos ocorreriam em seres humanos ou se um possível tratamento poderia reverter o declínio auditivo associado ao envelhecimento.

Consultado pela BBC, Michael Akeroyd, do Institute of Hearing Research, dedicado a pesquisas auditivas na Escócia, disse achar o estudo interessante. “Não sei se é prático, mas tem potencial”, disse.

Para Akeroyd é pouco provável que pessoas idosas sejam colocadas numa sala escura durante uma semana ou mais. No entanto, na sua opinião, o estudo contribui para uma maior consciência de que o sentido da audição não se resume ao ouvido.

O especialista diz também que existe uma grande diferença entre o ato mecânico, involuntário, de se ouvir um som e a capacidade de lhe atribuirmos um significado – um processo bastante mais complexo.

“Há um surto na produção científica em torno do treino auditivo e o desenvolvimento de formas de aprendermos a escutar melhor. É um tema muito quente no momento”.

“Sugiro, como próxima etapa, que os cientistas descubram formas de conseguir melhorias permanentes. Se pudermos torná-las permanentes, ganhámos”.

Outro especialista, Ralph Holme, chefe de investigação biomédica da ONG Action on Hearing Loss, diz que o estudo é fascinante porque demonstra a forma como os nossos sistemas sensoriais interagem.

“É uma pesquisa importante porque, uma vez que os mecanismos envolvidos sejam compreendidos, talvez seja possível desenvolvermos treinos auditivos ou abordagens farmacológicas que reforcem esses processos para ajudar pessoas com perda de audição”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …