Descoberto novo tipo de vaso sanguíneo. Estava escondido nos nossos ossos

Está na hora de reescrever os livros de anatomia: foi descoberto um novo tipo de vaso sanguíneo nos nossos ossos.

“Ainda há coisas para descobrir sobre a anatomia humana e isso é surpreendente. Acabamos de descobrir um novo tipo de vaso sanguíneo num lugar até agora desconhecido”, afirmou Matthias Gunzer, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha.

Apesar de a anatomia humana não ser encarada como uma área contínua de grandes descobertas, a verdade é que, ocasionalmente, vêm à tona novos tecidos ou órgãos. A equipa de Gunzer fez a sua mais recente descoberta utilizando uma substância química, chamada cinamato de etilo, num osso de um rato, de forma a torná-lo transparente. Aí, os cientistas conseguiram ver minúsculos vasos sanguíneos a atravessar o eixo ósseo.

No osso da perna do animal, que tem o tamanho de um fósforo, os investigadores viram cerca de mil vasos sanguíneos, que apelidaram de vasos transcorticais. Os cientistas detetaram vasos trans-corticais semelhantes em humanos, depois de terem analisado o osso de uma coxa.

A equipa sabia de antemão que os ossos têm um sistema sanguíneo eficiente que permite que as células do sangue, assim como as células imunológicas da medula óssea, migrem rapidamente para a circulação geral, mas esta é a primeira vez que conseguimos vê-lo.

Além disso, os cientistas já observaram outros tipos de vasos sanguíneos nos ossos, como os do centro da medula óssea e na superfície do periósteo – uma camada de tecido conjuntivo que envolve os ossos. No entanto, estes novos vasos parecem atravessar diretamente através de ossos longos, num ângulo de 90 graus em relação ao eixo do osso.

“Como qualquer outro órgão, os ossos também precisam de um circuito circulatório fechado para funcionar adequadamente. Este circuito fornece sangue fresco através de artérias no osso e transporta o sangue usado pelas veias”, explicou a autora principal do estudo, Anika Grüneboom.

“O que não estava totalmente claro era a forma como ocorre o circuito circulatório fechado nos ossos longos.” O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Metabolism.

Segundo o IFL Science, a equipa descobriu também que a maior parte do sangue dos ossos longos passa por essa rede de vasos – 80% do sangue arterial e 59% do sangue venoso.

Parece estranho que um tipo inteiro de vaso sanguíneo possa passar despercebido por tanto tempo, mas a descoberta aconteceu graças aos avanços tecnológicos em certas técnicas de imagem que tornaram as estruturas visíveis.

A equipa defende, porém, que serão necessárias investigações futuras para determinar o papel exato que os vasos transcorticais desempenham dentro do corpo e se estão envolvidos em certas doenças ósseas, como artrite reumatóide, osteoporose e tumores ósseos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que é surpreendente é os médicos e a ciência em geral não admitirem que estão muito longe de atingirem o conhecimento total – Já há 150 anos os médicos achavam saber tudo – sangrias com sansessugas e ablação de partes do cérebro eram tratamentos inovadores – hoje sabemos o disparate que isso era – agora mais um pormenor sem importância: Afinal há um tipo de vasos sanguineos que nem imaginavamos existir …. e existem muitos disparates a ser cometidos nos dias de hoje, em nome da suposto conhecimento científico – por exemplo o famoso colesterol – há cada vez mais cientistas a afirmar que o colesterol é produzido pelo corpo em resposta a agressões que sofre – por isso não se devia combater o colesterol (o efeito) mas sim as causas da subida do mesmo – mas não – continuam a receitar medicamentos contra o colesterol mesmo quando as estatísticas provam que estes medicamentos são puro veneno que matam muito mais do que a suposta doença – ou seja – entre os que têm colesterol alto morrem muitos mais pessoas que tomam medicamentos contra do que os que não tomam! Mas a industria farmaceutica não está muito interessada nestes dados – prefere ir pagando viagens aos médicos em troca de receituários à lá carte!

RESPONDER

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …