Descoberto novo tipo de vaso sanguíneo. Estava escondido nos nossos ossos

Está na hora de reescrever os livros de anatomia: foi descoberto um novo tipo de vaso sanguíneo nos nossos ossos.

“Ainda há coisas para descobrir sobre a anatomia humana e isso é surpreendente. Acabamos de descobrir um novo tipo de vaso sanguíneo num lugar até agora desconhecido”, afirmou Matthias Gunzer, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha.

Apesar de a anatomia humana não ser encarada como uma área contínua de grandes descobertas, a verdade é que, ocasionalmente, vêm à tona novos tecidos ou órgãos. A equipa de Gunzer fez a sua mais recente descoberta utilizando uma substância química, chamada cinamato de etilo, num osso de um rato, de forma a torná-lo transparente. Aí, os cientistas conseguiram ver minúsculos vasos sanguíneos a atravessar o eixo ósseo.

No osso da perna do animal, que tem o tamanho de um fósforo, os investigadores viram cerca de mil vasos sanguíneos, que apelidaram de vasos transcorticais. Os cientistas detetaram vasos trans-corticais semelhantes em humanos, depois de terem analisado o osso de uma coxa.

A equipa sabia de antemão que os ossos têm um sistema sanguíneo eficiente que permite que as células do sangue, assim como as células imunológicas da medula óssea, migrem rapidamente para a circulação geral, mas esta é a primeira vez que conseguimos vê-lo.

Além disso, os cientistas já observaram outros tipos de vasos sanguíneos nos ossos, como os do centro da medula óssea e na superfície do periósteo – uma camada de tecido conjuntivo que envolve os ossos. No entanto, estes novos vasos parecem atravessar diretamente através de ossos longos, num ângulo de 90 graus em relação ao eixo do osso.

“Como qualquer outro órgão, os ossos também precisam de um circuito circulatório fechado para funcionar adequadamente. Este circuito fornece sangue fresco através de artérias no osso e transporta o sangue usado pelas veias”, explicou a autora principal do estudo, Anika Grüneboom.

“O que não estava totalmente claro era a forma como ocorre o circuito circulatório fechado nos ossos longos.” O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Metabolism.

Segundo o IFL Science, a equipa descobriu também que a maior parte do sangue dos ossos longos passa por essa rede de vasos – 80% do sangue arterial e 59% do sangue venoso.

Parece estranho que um tipo inteiro de vaso sanguíneo possa passar despercebido por tanto tempo, mas a descoberta aconteceu graças aos avanços tecnológicos em certas técnicas de imagem que tornaram as estruturas visíveis.

A equipa defende, porém, que serão necessárias investigações futuras para determinar o papel exato que os vasos transcorticais desempenham dentro do corpo e se estão envolvidos em certas doenças ósseas, como artrite reumatóide, osteoporose e tumores ósseos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que é surpreendente é os médicos e a ciência em geral não admitirem que estão muito longe de atingirem o conhecimento total – Já há 150 anos os médicos achavam saber tudo – sangrias com sansessugas e ablação de partes do cérebro eram tratamentos inovadores – hoje sabemos o disparate que isso era – agora mais um pormenor sem importância: Afinal há um tipo de vasos sanguineos que nem imaginavamos existir …. e existem muitos disparates a ser cometidos nos dias de hoje, em nome da suposto conhecimento científico – por exemplo o famoso colesterol – há cada vez mais cientistas a afirmar que o colesterol é produzido pelo corpo em resposta a agressões que sofre – por isso não se devia combater o colesterol (o efeito) mas sim as causas da subida do mesmo – mas não – continuam a receitar medicamentos contra o colesterol mesmo quando as estatísticas provam que estes medicamentos são puro veneno que matam muito mais do que a suposta doença – ou seja – entre os que têm colesterol alto morrem muitos mais pessoas que tomam medicamentos contra do que os que não tomam! Mas a industria farmaceutica não está muito interessada nestes dados – prefere ir pagando viagens aos médicos em troca de receituários à lá carte!

RESPONDER

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …