Descoberto novo tipo de vaso sanguíneo. Estava escondido nos nossos ossos

Está na hora de reescrever os livros de anatomia: foi descoberto um novo tipo de vaso sanguíneo nos nossos ossos.

“Ainda há coisas para descobrir sobre a anatomia humana e isso é surpreendente. Acabamos de descobrir um novo tipo de vaso sanguíneo num lugar até agora desconhecido”, afirmou Matthias Gunzer, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha.

Apesar de a anatomia humana não ser encarada como uma área contínua de grandes descobertas, a verdade é que, ocasionalmente, vêm à tona novos tecidos ou órgãos. A equipa de Gunzer fez a sua mais recente descoberta utilizando uma substância química, chamada cinamato de etilo, num osso de um rato, de forma a torná-lo transparente. Aí, os cientistas conseguiram ver minúsculos vasos sanguíneos a atravessar o eixo ósseo.

No osso da perna do animal, que tem o tamanho de um fósforo, os investigadores viram cerca de mil vasos sanguíneos, que apelidaram de vasos transcorticais. Os cientistas detetaram vasos trans-corticais semelhantes em humanos, depois de terem analisado o osso de uma coxa.

A equipa sabia de antemão que os ossos têm um sistema sanguíneo eficiente que permite que as células do sangue, assim como as células imunológicas da medula óssea, migrem rapidamente para a circulação geral, mas esta é a primeira vez que conseguimos vê-lo.

Além disso, os cientistas já observaram outros tipos de vasos sanguíneos nos ossos, como os do centro da medula óssea e na superfície do periósteo – uma camada de tecido conjuntivo que envolve os ossos. No entanto, estes novos vasos parecem atravessar diretamente através de ossos longos, num ângulo de 90 graus em relação ao eixo do osso.

“Como qualquer outro órgão, os ossos também precisam de um circuito circulatório fechado para funcionar adequadamente. Este circuito fornece sangue fresco através de artérias no osso e transporta o sangue usado pelas veias”, explicou a autora principal do estudo, Anika Grüneboom.

“O que não estava totalmente claro era a forma como ocorre o circuito circulatório fechado nos ossos longos.” O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Metabolism.

Segundo o IFL Science, a equipa descobriu também que a maior parte do sangue dos ossos longos passa por essa rede de vasos – 80% do sangue arterial e 59% do sangue venoso.

Parece estranho que um tipo inteiro de vaso sanguíneo possa passar despercebido por tanto tempo, mas a descoberta aconteceu graças aos avanços tecnológicos em certas técnicas de imagem que tornaram as estruturas visíveis.

A equipa defende, porém, que serão necessárias investigações futuras para determinar o papel exato que os vasos transcorticais desempenham dentro do corpo e se estão envolvidos em certas doenças ósseas, como artrite reumatóide, osteoporose e tumores ósseos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que é surpreendente é os médicos e a ciência em geral não admitirem que estão muito longe de atingirem o conhecimento total – Já há 150 anos os médicos achavam saber tudo – sangrias com sansessugas e ablação de partes do cérebro eram tratamentos inovadores – hoje sabemos o disparate que isso era – agora mais um pormenor sem importância: Afinal há um tipo de vasos sanguineos que nem imaginavamos existir …. e existem muitos disparates a ser cometidos nos dias de hoje, em nome da suposto conhecimento científico – por exemplo o famoso colesterol – há cada vez mais cientistas a afirmar que o colesterol é produzido pelo corpo em resposta a agressões que sofre – por isso não se devia combater o colesterol (o efeito) mas sim as causas da subida do mesmo – mas não – continuam a receitar medicamentos contra o colesterol mesmo quando as estatísticas provam que estes medicamentos são puro veneno que matam muito mais do que a suposta doença – ou seja – entre os que têm colesterol alto morrem muitos mais pessoas que tomam medicamentos contra do que os que não tomam! Mas a industria farmaceutica não está muito interessada nestes dados – prefere ir pagando viagens aos médicos em troca de receituários à lá carte!

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …