Novo tipo de implante cerebral pode melhorar a memória em 15%

(dr) Columbia Pictures

A memória é um elemento chave da nossa identidade que, por força da idade ou por doenças neurológicas, pode deteriorar-se. É por essa razão que a ciência não desiste da luta incessante que trava para conseguir novas formas de melhorar a memória. E podemos estar finalmente perto de o conseguir.

Uma equipa de cientistas norte-americanos, das Universidades da Pensilvânia e Thomas Jefferson, conseguiu provar com êxito que um novo tipo de implante cerebral é capaz de melhorar a memória até 15%. As conclusões do estudo foram publicadas no início do mês na Nature Communications.

A experiência consistiu em fazer com que 25 pessoas decorassem uma lista de palavras, com o objetivo de provar que aqueles que possuíam a sonda ativada eram capazes de memorizar mais palavras do que o resto dos participantes.

A escolha dos participantes foi mais uma questão de ética e conveniência dado que, tanto o dispositivo, quanto o processo de monitorização exigem a inserção de sondas finas no cérebro, um procedimento que seria muito arriscado para um mero estudo clínico.

Este novo dispositivo baseia-se num circuito fechado, que variou a estimulação elétrica com base no feedback descodificado da atividade neural, de uma parte do cérebro chamada córtex temporal lateral. Os cientistas estudaram o padrão individual de atividade cerebral de cada participante em repouso e enquanto memorizavam a lista de palavras.

Nas sessões de acompanhamento, estimularam o córtex temporal lateral sempre que o feedback do sistema os avisava que o voluntário tinha uma probabilidade reduzida de se lembrar com sucesso de uma palavra .

Esta nova forma de estimular o cérebro funciona como uma espécie de pacemaker: os sensores “ouvem” o que está a acontecer antes de agir e estimulam o tecido somente quando é necessário.

“Eu não consigo dizer de que forma este estímulo afetou a minha memória. Não senti nada, nem sabia se estava ligado ou desligado”, explicou um dos participantes da experiência, David Mabrey, ao The New York Times.

Este novo tipo de implante poderia ser usado em pacientes com demência, como Alzheimer. Mas a ideia de descodificar a atividade cerebral e responder com estimulação poderia ter aplicações em muitas outras condições neurológicas, afirmam os investigadores.

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …