/

Cientistas descobrem um novo tipo de célula no corpo da mulher

2

(dr) Caleb Dawson / Walter and Eliza Hall Institute

Imagem de glândulas mamárias

Cientistas descobriram um novo tipo de macrófago essencial para a saúde do tecido mamário e que pode estar intimamente ligado ao cancro da mama.

De acordo com o jornal ABC, cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram uma célula imune especializada em manter saudável o tecido do ducto mamário, no qual o leite é produzido e transportado.

Recorrendo a imagens 3D, os investigadores puderam observar como estes macrófagos procuram ameaças nesses ductos e trabalham para mantê-los saudáveis e limpos, fagocitando (por outras palavras, absorvendo) as células produtoras de leite mortas depois do fim da lactação.

Os autores do estudo, publicado na revista científica Nature Cell Biology, estão convencidos de que compreender o funcionamento destas células é essencial para encontrar novas formas de tratar o cancro da mama, pois esses ductos são a origem de muitos deles.

“À medida que o cancro cresce, estes macrófagos multiplicam-se. Suspeitamos que estes reduzem a resposta imune do organismo, o que poderia ter implicações perigosas para o crescimento e desenvolvimento do cancro nestes locais que, por si só, já têm tendência a gerá-lo”, explica Caleb Dawson, um dos autores da pesquisa.

Agora, a equipa irá trabalhar para descobrir como bloquear a atividade destes macrófagos, o que poderá ter aplicação em terapias contra o cancro da mama.

ZAP //

2 Comments

  1. Por mais que as investigamos nunca conseguimos chegar a uma conclusão concreta, são demasiado sofisticadas!

  2. Não percebi este artigo. Se os macrofagos são uma resposta do sistema imunitário para absorver células mortas sem função e limpar os ductos, como é que podem ser a origem de cancro da mama. E criar algo para os combater, não será colocar o nosso corpo vulnerável…? Ou o português foi mal colocado nesta redação, ou eu sinceramente a mim não me faz sentido esta explicação …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.