Novo modo “anti-roubo” da Tesla já apanhou o seu primeiro ladrão

Spamium / Reddit

O novo modo “anti-roubo” da Tesla, implementado nos carros da empresa norte-americana desde fevereiro, permitiu capturar um ladrão de automóveis em São Francisco, nos Estados Unidos, provando a sua eficácia.

De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo modo – apelidado de Sentry Mode – representa uma “proteção única” para os proprietários dos modelos da Tesla, visando a todo o custo proteger o veículo de um eventual roubo.

“Embora nenhum sistema de alarme seja capaz de impedir todos os roubos, ameaças a veículos e arrombamentos, esperamos que com o Sentry Mode e os nossos outros recursos de segurança, o seu Tesla seja ainda mais seguro”, pode ler-se no site da Tesla.

Esta nova função permite que o carro utilize as suas câmaras para gravar em vídeo assim que qualquer “ameaça mínima” possa ocorrer à sua volta, explicou a empresa.

A câmara é acionada tanto em movimentos mais inofensivos, como uma pessoa a apoiar-se no carro, como em movimentos mais bruscos e eventualmente mais perigosos, como um vidro a ser partido. Depois, o sistema do carro envia um alarme para o proprietário através de uma aplicação móvel da Tesla, dando conta que foi iniciada uma gravação.

E foi através deste mecanismo que na semana passada Jed Franklin, proprietário de um Tesla Model 3, conseguiu capturar o momento em que um ladrão estacionou em frente do seu carro, aproximando-se de uma das portas e partindo uma das janelas. 

Tal como relata o Independent, o ladrão não conseguiu roubar nada e, graças ao vídeo, Jef foi capaz de fornecer informações importantes à polícia que conseguiram depois identificar e capturar o ladrão, Jeremiah Jefferson, de 21 anos.

“É uma situação “incomum”, adiantou Franklin a um canal de notícias local. “Por um lado, fiquei chateado ao ver que o meu carro estava a ser partido. Por outro lado, pensei: ‘Meu Deus, não posso acreditar que [o incidente] está realmente gravado”.

A Polícia de São Francisco confirmou depois que prendeu um suspeito de 21 anos por acusações de roubo em segundo grau e violação da liberdade condicional.

O Sentry Mode pode ser aplicado nos Model 3, S e X, produzidos depois de agosto de 2017.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …