Novo modo “anti-roubo” da Tesla já apanhou o seu primeiro ladrão

Spamium / Reddit

O novo modo “anti-roubo” da Tesla, implementado nos carros da empresa norte-americana desde fevereiro, permitiu capturar um ladrão de automóveis em São Francisco, nos Estados Unidos, provando a sua eficácia.

De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo modo – apelidado de Sentry Mode – representa uma “proteção única” para os proprietários dos modelos da Tesla, visando a todo o custo proteger o veículo de um eventual roubo.

“Embora nenhum sistema de alarme seja capaz de impedir todos os roubos, ameaças a veículos e arrombamentos, esperamos que com o Sentry Mode e os nossos outros recursos de segurança, o seu Tesla seja ainda mais seguro”, pode ler-se no site da Tesla.

Esta nova função permite que o carro utilize as suas câmaras para gravar em vídeo assim que qualquer “ameaça mínima” possa ocorrer à sua volta, explicou a empresa.

A câmara é acionada tanto em movimentos mais inofensivos, como uma pessoa a apoiar-se no carro, como em movimentos mais bruscos e eventualmente mais perigosos, como um vidro a ser partido. Depois, o sistema do carro envia um alarme para o proprietário através de uma aplicação móvel da Tesla, dando conta que foi iniciada uma gravação.

E foi através deste mecanismo que na semana passada Jed Franklin, proprietário de um Tesla Model 3, conseguiu capturar o momento em que um ladrão estacionou em frente do seu carro, aproximando-se de uma das portas e partindo uma das janelas. 

Tal como relata o Independent, o ladrão não conseguiu roubar nada e, graças ao vídeo, Jef foi capaz de fornecer informações importantes à polícia que conseguiram depois identificar e capturar o ladrão, Jeremiah Jefferson, de 21 anos.

“É uma situação “incomum”, adiantou Franklin a um canal de notícias local. “Por um lado, fiquei chateado ao ver que o meu carro estava a ser partido. Por outro lado, pensei: ‘Meu Deus, não posso acreditar que [o incidente] está realmente gravado”.

A Polícia de São Francisco confirmou depois que prendeu um suspeito de 21 anos por acusações de roubo em segundo grau e violação da liberdade condicional.

O Sentry Mode pode ser aplicado nos Model 3, S e X, produzidos depois de agosto de 2017.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …