Novo modo “anti-roubo” da Tesla já apanhou o seu primeiro ladrão

Spamium / Reddit

O novo modo “anti-roubo” da Tesla, implementado nos carros da empresa norte-americana desde fevereiro, permitiu capturar um ladrão de automóveis em São Francisco, nos Estados Unidos, provando a sua eficácia.

De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo modo – apelidado de Sentry Mode – representa uma “proteção única” para os proprietários dos modelos da Tesla, visando a todo o custo proteger o veículo de um eventual roubo.

“Embora nenhum sistema de alarme seja capaz de impedir todos os roubos, ameaças a veículos e arrombamentos, esperamos que com o Sentry Mode e os nossos outros recursos de segurança, o seu Tesla seja ainda mais seguro”, pode ler-se no site da Tesla.

Esta nova função permite que o carro utilize as suas câmaras para gravar em vídeo assim que qualquer “ameaça mínima” possa ocorrer à sua volta, explicou a empresa.

A câmara é acionada tanto em movimentos mais inofensivos, como uma pessoa a apoiar-se no carro, como em movimentos mais bruscos e eventualmente mais perigosos, como um vidro a ser partido. Depois, o sistema do carro envia um alarme para o proprietário através de uma aplicação móvel da Tesla, dando conta que foi iniciada uma gravação.

E foi através deste mecanismo que na semana passada Jed Franklin, proprietário de um Tesla Model 3, conseguiu capturar o momento em que um ladrão estacionou em frente do seu carro, aproximando-se de uma das portas e partindo uma das janelas. 

Tal como relata o Independent, o ladrão não conseguiu roubar nada e, graças ao vídeo, Jef foi capaz de fornecer informações importantes à polícia que conseguiram depois identificar e capturar o ladrão, Jeremiah Jefferson, de 21 anos.

“É uma situação “incomum”, adiantou Franklin a um canal de notícias local. “Por um lado, fiquei chateado ao ver que o meu carro estava a ser partido. Por outro lado, pensei: ‘Meu Deus, não posso acreditar que [o incidente] está realmente gravado”.

A Polícia de São Francisco confirmou depois que prendeu um suspeito de 21 anos por acusações de roubo em segundo grau e violação da liberdade condicional.

O Sentry Mode pode ser aplicado nos Model 3, S e X, produzidos depois de agosto de 2017.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …