Novo filtro revolucionário de grafeno pode resolver a crise mundial da água

(dr) Monash University

Um investigador analisa a reacção à água de diferentes derivados de grafeno

Um novo tipo de filtro de grafeno desenvolvido por investigadores da Universidade Monash, na Austrália, e da Universidade de Kentucky, nos EUA, pode garantir acesso a água limpa e segura, e tornar-se a chave para gerir a crise mundial da água.

O novo filtro de grafeno permite que a água e outros líquidos sejam filtrados até nove vezes mais rapidamente do que com os actuais filtros comerciais.

A falta de acesso a água limpa e segura é um dos maiores riscos para a sociedade na próxima década.

No entanto, este premente risco ambiental poderia ser mitigado com desenvolvimento deste filtro de grafeno, cuja resistência e estabilidade permite o seu uso por períodos prolongados, em ambientes corrosivos, e com menos manutenção do que os outros filtros disponíveis no mercado.

De acordo com o professor Mainak Majumder, investigador da Universidade de Monash, a chave para o novo filtro foi desenvolver uma forma viscosa de óxido de grafeno.

“Esta técnica cria um arranjo uniforme no grafeno, e a uniformidade dá aos nossos filtros propriedades especiais”, explica o cientista, citado pela Phys.org.

(dr) Monash University

Textura do filtro de fibra de grafeno

Textura do filtro de fibra de grafeno

O produto pode filtrar qualquer partícula que seja maior do que um nanómetro, ou seja, cerca de 100.000 vezes menor do que a largura de um cabelo humano.

Os filtros de grafeno podem ser produzidos muito mais rapidamente e em tamanhos maiores, o que é crítico para aplicações comerciais.

A técnica poderia ser usada para filtrar produtos químicos, vírus, bactérias e toda uma variedade de líquidos, podendo ser usada para purificar água, produtos lácteos ou vinho, ou na fabrico de produtos farmacêuticos.

O revolucionário grafeno é uma estrutura de átomos de carbono tão fina que é considerada bidimensional. É considerado um “material maravilha”, por causa das suas características incríveis e da variedade das suas potenciais aplicações.

Esta é a primeira vez que um filtro de grafeno é produzido em escala industrial, um problema que preocupava a comunidade científica internacional.

Os resultados do estudo foram publicados a semana passada na revista Nature.

“Tem sido uma corrida para ver quem consegue desenvolver primeiro esta tecnologia, porque até agora os filtros de grafeno só podiam ser usados em pequena escala em laboratório”, diz Abozar Akbari, um dos investigadores envolvidos no estudo.

O próximo passo é agora patentear o produto e testá-lo contra contaminantes particulares.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …