Astrónomos encontraram novo exoplaneta a orbitar uma anã vermelha

ESO / M. Kornmesser

Impressão artística de planetas a orbitar uma estrela anã vermelha

Uma equipa de astrónomos encontrou um novo exoplaneta, um pouco maior do que a Terra, a orbitar uma anã vermelha a apenas 66,5 anos-luz de distância.

Segundo o Science Alert, o estudo desta equipa de astrónomos já foi submetido na American Astronomical Society e pode ser visto no arXiv, estando agora à espera da sua revisão por pares.

“Aqui apresentamos a descoberta do GJ 1252 b, um pequeno planeta que orbita uma anã vermelha. O planeta foi inicialmente descoberto como um candidato a planeta em trânsito usando dados do TESS [Transiting Exoplanet Survey Satellite]”, lê-se.

“Com base nos dados do TESS e nos dados adicionais de acompanhamento, podemos rejeitar todos os cenários de falsos positivos, mostrando que é um planeta real”, dizem ainda os autores do estudo.

O GJ 1252 b tem cerca de 1,2 vezes o tamanho da Terra e cerca de duas vezes da sua massa (sendo um pouco mais denso do que o nosso planeta). Está a orbitar uma estrela anã vermelha chamada GJ 1252, que tem cerca de 40% do tamanho e massa do Sol.

O exoplaneta gira em torno da sua estrela uma vez a cada 12,4 horas — muito próximo para a habitabilidade e provavelmente um lado está sempre voltado para ela —, mas esta órbita estreita torna-a atraente por outro motivo, segundo o mesmo site.

A apenas 66,5 anos-luz de distância, este sistema está a uma distância suficientemente próxima para que a estrela seja brilhante o suficiente para as observações de acompanhamento. Além disso, a anã vermelha é incomummente calma para uma estrela deste tipo; e o facto de o planeta orbitar com tanta frequência significa que há muitas oportunidades para apanhá-lo a mover-se à sua frente.

Isto é chamado de trânsito e, se o planeta tiver uma atmosfera, será iluminado pela luz da estrela durante os trânsitos, permitindo que os astrónomos vejam o que há nele usando observações espectroscópicas.

E outra coisa importante: o GJ 1252 b é apenas a descoberta mais recente de um conjunto de planetas rochosos próximos encontrados pelo TESS: o Pi Mensae c e LHS 3844 b, a 60 e a 49 anos-luz, respetivamente, foram anunciados em setembro do ano passado; o TOI-270b está a 73 anos-luz; o Teegarden b e o Teegarden c estão a 12,5 anos-luz; e o Gliese b, Gliese c e Gliese d estão a 12 anos-luz de distância.

Quantos mais destes encontrarmos, mais dados podemos compilar para descobrir quão comuns são e como se parecem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. SEISCENTOS E TRINTA QUATRILHÕES DE QUILÔMETROS DA TERRA!!! Como eles ( os cientistas ) sabem??? Tem louco para expor ideias e louco para compra-la…

RESPONDER

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …

Jim Bachor tapa os buracos das ruas de Chicago com mosaicos sobre a pandemia

O artista Jim Bachor transforma os buracos das ruas de Chicago em verdadeiras obras de arte. Um tributo à pandemia no chão norte-americano. Em tempos cinzentos, Jim Bachor decidiu pintar as ruas da cidade norte-americana de …