/

Pinturas de barcos encontradas numa gruta australiana: mistério desvendado

Darrell Lewis / Flinders University

Os investigadores acreditam que a arte rupestre pode ser um registo de “embarcações de combate” da atual Indonésia. Um novo estudo permite identificar pinturas misteriosas encontradas numa gruta australiana.

Há cerca de 50 anos foram encontradas duas estranhas pinturas no interior de uma gruta no norte da Austrália.

É provável que tenham centenas de anos e retratam dois barcos com características desconhecidas que têm confundidos os especialistas desde a sua descoberta.

Um novo estudo, publicado na Historical Archaeology, permite identificar os barcos misteriosos, através de luz sobre histórias indígenas que há muito foram apagadas.

Apesar de terem sido encontradas pinturas de barcos de pesca indonésios — e eventualmente de navios europeus — nas proximidades, os dois barcos misteriosos são diferentes.

Os investigadores afirmam que os barcos são “embarcações de combate” das Molucas — um grupo de ilhas indonésias a norte da Austrália.

“Estes motivos apoiam as ideias existentes de que as viagens esporádicas ou acidentais da Indonésia para a costa australiana tiveram lugar antes ou paralelamente às visitas regulares de pesca do trepang “, diz Mick de Ruyter, autor principal do estudo e arqueólogo marítimo da Universidade Flinders na Austrália.

As circunstâncias exatas em que as populações aborígenes encontraram os barcos das Molucas são incertas. No entanto, os investigadores escrevem que a presença de embarcações de combate “implica casos de violência física ou, pelo menos, uma projeção de poder”.

Poderão ter surgido conflitos entre os dois grupos, talvez relacionados com o comércio, a caça de cabeças ou a escravatura.

Sue O’Connor, arqueóloga da Universidade Nacional Australiana que não participou no estudo, sugere outra possibilidade: que grupos aborígenes possam ter visitado as Molucas.

“Ou isto demonstra que tivemos essa embarcação a visitar as costas da Terra de Arnhem [uma região no norte da Austrália] ou as pessoas da Terra de Arnhem [tinham] ido até à região das Molucas e visto embarcações lá e regressado para as pintar”.

Os investigadores também ficaram impressionados com o nível de pormenor das pinturas.

Tal precisão indica que os artistas indígenas passaram muito tempo nesses navios, em vez de terem apenas “uma visão fugaz da costa”, diz Daryl Wesley, coautor do estudo e arqueólogo da Universidade Flinders.

“Eles acertaram em muitas coisas, como os remos, as tábuas de galhardetes e todos os pormenores decorativos do navio”.

Relatórios de colonos holandeses revelam que, no século XVII, grupos das Molucas estavam a navegar “regularmente” para a Austrália.

Segundo Jennifer Nalewicki, do Live Science, o novo estudo oferece perspetivas promissoras.

“Esta investigação rigorosa mostra, de forma convincente, provas de contacto entre os aborígenes de Arnhem Land, na Austrália, e os marinheiros das ilhas Molucas há centenas de anos”, acrescenta.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.