Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Várias investigações apontam diversos benefícios de beber chá, desde a melhoria da saúde cardíaca à prevenção de certos tipos de cancro. Agora, numa nova investigação publicada em junho na revista Aging, uma equipa de cientistas encontrou no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Para provar este pressuposto, os cientistas levaram a cabo uma experiência com idosos, de forma a testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, de acordo com a frequência com que bebiam chá.

“O chá é uma bebida popular desde a antiguidade, com registos referentes ao seu consumo desde a dinastia de Shen Nong (aproximadamente 2700 a.C.) na China”, escreveram os autores do estudo Junhua Li e Lei Feng, citados pelo Tech Explorist.

Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.

Os investigadores notaram uma maior eficiência das conectividades funcionais e estruturais nos voluntários que bebem chá regularmente. Estes mostraram ter uma idade cognitiva mais jovem e uma possível desaceleração do declínio cognitivo, realça o Inverse.

“O nosso estudo investigou exaustivamente os efeitos do consumo de chá na conectividade cerebral na escala global e regional usando dados de imagens multimodais e forneceu a primeira evidência convincente de que o consumo de chá contribui positivamente para a estrutura cerebral, tornando a organização da rede mais eficiente“, lê-se no estudo.

Assim sendo, o consumo regular de chá pode trazer vários benefícios para a nossa saúde — incluindo, possivelmente, alguns que ainda não são conhecidos pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Certo. Que ingredientes? Que tipo de chá?

    “Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.”

    ???

  2. Melhor que um chá tomado em modo isolado ou na companhia de outras pessoas, é pôr na prática os princípios ativos da fitoterapia…
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …