/

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

4

Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Várias investigações apontam diversos benefícios de beber chá, desde a melhoria da saúde cardíaca à prevenção de certos tipos de cancro. Agora, numa nova investigação publicada em junho na revista Aging, uma equipa de cientistas encontrou no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Para provar este pressuposto, os cientistas levaram a cabo uma experiência com idosos, de forma a testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, de acordo com a frequência com que bebiam chá.

“O chá é uma bebida popular desde a antiguidade, com registos referentes ao seu consumo desde a dinastia de Shen Nong (aproximadamente 2700 a.C.) na China”, escreveram os autores do estudo Junhua Li e Lei Feng, citados pelo Tech Explorist.

Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.

Os investigadores notaram uma maior eficiência das conectividades funcionais e estruturais nos voluntários que bebem chá regularmente. Estes mostraram ter uma idade cognitiva mais jovem e uma possível desaceleração do declínio cognitivo, realça o Inverse.

“O nosso estudo investigou exaustivamente os efeitos do consumo de chá na conectividade cerebral na escala global e regional usando dados de imagens multimodais e forneceu a primeira evidência convincente de que o consumo de chá contribui positivamente para a estrutura cerebral, tornando a organização da rede mais eficiente“, lê-se no estudo.

Assim sendo, o consumo regular de chá pode trazer vários benefícios para a nossa saúde — incluindo, possivelmente, alguns que ainda não são conhecidos pela ciência.

ZAP //

4 Comments

  1. Certo. Que ingredientes? Que tipo de chá?

    “Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.”

    ???

  2. Melhor que um chá tomado em modo isolado ou na companhia de outras pessoas, é pôr na prática os princípios ativos da fitoterapia…
    assinado: Maria da Maia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.