Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Várias investigações apontam diversos benefícios de beber chá, desde a melhoria da saúde cardíaca à prevenção de certos tipos de cancro. Agora, numa nova investigação publicada em junho na revista Aging, uma equipa de cientistas encontrou no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Para provar este pressuposto, os cientistas levaram a cabo uma experiência com idosos, de forma a testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, de acordo com a frequência com que bebiam chá.

“O chá é uma bebida popular desde a antiguidade, com registos referentes ao seu consumo desde a dinastia de Shen Nong (aproximadamente 2700 a.C.) na China”, escreveram os autores do estudo Junhua Li e Lei Feng, citados pelo Tech Explorist.

Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.

Os investigadores notaram uma maior eficiência das conectividades funcionais e estruturais nos voluntários que bebem chá regularmente. Estes mostraram ter uma idade cognitiva mais jovem e uma possível desaceleração do declínio cognitivo, realça o Inverse.

“O nosso estudo investigou exaustivamente os efeitos do consumo de chá na conectividade cerebral na escala global e regional usando dados de imagens multimodais e forneceu a primeira evidência convincente de que o consumo de chá contribui positivamente para a estrutura cerebral, tornando a organização da rede mais eficiente“, lê-se no estudo.

Assim sendo, o consumo regular de chá pode trazer vários benefícios para a nossa saúde — incluindo, possivelmente, alguns que ainda não são conhecidos pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Certo. Que ingredientes? Que tipo de chá?

    “Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme.”

    ???

  2. Melhor que um chá tomado em modo isolado ou na companhia de outras pessoas, é pôr na prática os princípios ativos da fitoterapia…
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …

Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação …

Não é só Espanha. Portugal também não cumpre com caudais do rio Tejo

Portugal também "não assegurou os caudais" do rio Tejo previstos na Convenção de Albufeira, no ano hidrológico que terminou em Outubro, alerta o Movimento pelo Tejo (proTEJO) numa altura em que se aponta o dedo …

Lisboa considerada uma das cidades mais bonitas do mundo

Lisboa foi votada por especialistas como uma das cidades mais bonitas do mundo. A capital portuguesa surge no 12º lugar da lista que contabiliza outras 49 cidades. Mais de mil especialistas em Turismo foram questionados num …