Nove mortos e 47 feridos em acidente de comboio de alta velocidade na Turquia

Stringer / EPA

As causas do acidente não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público já abriu uma investigação.

Pelo menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de alta velocidade na Turquia, informaram fontes oficiais turcas. O comboio terá colidido contra uma locomotiva e descarrilado em direção a uma passagem pedestre.

O comboio de alta velocidade, seguia da capital, Ancara, para a cidade de Konya, no centro do país. Várias ambulâncias e equipas de resgate foram mobilizadas para o local do acidente. De acordo com a agência Reuters, os socorristas conseguiram salvar várias pessoas presas nos destroços.

O ministro dos Transportes, Cahit Turhan, afirmou que entre os mortos estão três operários das ferrovias. O ministro explicou que uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Turhan indicou que o acidente aconteceu seis minutos após a entrada da composição na estação de Marsandiz, a menos de 10 quilómetros da estação central de Ancara. Não é claro a que velocidade iam qualquer uma das composições, mas sabe-se que o comboio de alta velocidade não efetua paragens naquela estação.

De acordo com as agências internacionais as causas do acidente, que ocorreu por volta das 06h30 locais (03h30 em Portugal continental), não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público de Ancara já abriu uma investigação.

O governador de Ancara, Vasip Sahin, explicou que a locomotiva estava a verificar as linhas férreas de uma estação da capital. “A nossa esperança é que não haja mais vítimas”, disse. Sahin afirmou que os trabalhos de busca e resgate de vítimas prosseguem e que uma “investigação técnica” foi iniciada para esclarecer as causas da tragédia.

De acordo com o diário turco Hurriyet, 206 pessoas estavam a bordo do comboio. As imagens exibidas por canais de televisão locais turcos mostram alguns vagões descarrilados e parte do comboio sobre a ferrovia, coberta de neve.

Em junho já tinha havido outro acidente no noroeste do país, vitimando 10 pessoas e ferindo 70 quando um comboio de passageiros descarrilou devido a chuvas torrenciais que fizeram as linhas colapsarem. Já no mês passado, 15 sofreram ferimentos quando um comboio colidiu com uma composição de mercadorias na província de Sivas.

A linha de comboio de alta velocidade Ancara-Konya foi inaugurada em 2011, seguindo-se a ligação entre Ancara e Istambul, três anos depois.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …