/

Nove mortos e 47 feridos em acidente de comboio de alta velocidade na Turquia

Stringer / EPA

As causas do acidente não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público já abriu uma investigação.

Pelo menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de alta velocidade na Turquia, informaram fontes oficiais turcas. O comboio terá colidido contra uma locomotiva e descarrilado em direção a uma passagem pedestre.

O comboio de alta velocidade, seguia da capital, Ancara, para a cidade de Konya, no centro do país. Várias ambulâncias e equipas de resgate foram mobilizadas para o local do acidente. De acordo com a agência Reuters, os socorristas conseguiram salvar várias pessoas presas nos destroços.

O ministro dos Transportes, Cahit Turhan, afirmou que entre os mortos estão três operários das ferrovias. O ministro explicou que uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Turhan indicou que o acidente aconteceu seis minutos após a entrada da composição na estação de Marsandiz, a menos de 10 quilómetros da estação central de Ancara. Não é claro a que velocidade iam qualquer uma das composições, mas sabe-se que o comboio de alta velocidade não efetua paragens naquela estação.

De acordo com as agências internacionais as causas do acidente, que ocorreu por volta das 06h30 locais (03h30 em Portugal continental), não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público de Ancara já abriu uma investigação.

O governador de Ancara, Vasip Sahin, explicou que a locomotiva estava a verificar as linhas férreas de uma estação da capital. “A nossa esperança é que não haja mais vítimas”, disse. Sahin afirmou que os trabalhos de busca e resgate de vítimas prosseguem e que uma “investigação técnica” foi iniciada para esclarecer as causas da tragédia.

De acordo com o diário turco Hurriyet, 206 pessoas estavam a bordo do comboio. As imagens exibidas por canais de televisão locais turcos mostram alguns vagões descarrilados e parte do comboio sobre a ferrovia, coberta de neve.

Em junho já tinha havido outro acidente no noroeste do país, vitimando 10 pessoas e ferindo 70 quando um comboio de passageiros descarrilou devido a chuvas torrenciais que fizeram as linhas colapsarem. Já no mês passado, 15 sofreram ferimentos quando um comboio colidiu com uma composição de mercadorias na província de Sivas.

A linha de comboio de alta velocidade Ancara-Konya foi inaugurada em 2011, seguindo-se a ligação entre Ancara e Istambul, três anos depois.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.