Nove mortos e 47 feridos em acidente de comboio de alta velocidade na Turquia

Stringer / EPA

As causas do acidente não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público já abriu uma investigação.

Pelo menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de alta velocidade na Turquia, informaram fontes oficiais turcas. O comboio terá colidido contra uma locomotiva e descarrilado em direção a uma passagem pedestre.

O comboio de alta velocidade, seguia da capital, Ancara, para a cidade de Konya, no centro do país. Várias ambulâncias e equipas de resgate foram mobilizadas para o local do acidente. De acordo com a agência Reuters, os socorristas conseguiram salvar várias pessoas presas nos destroços.

O ministro dos Transportes, Cahit Turhan, afirmou que entre os mortos estão três operários das ferrovias. O ministro explicou que uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Turhan indicou que o acidente aconteceu seis minutos após a entrada da composição na estação de Marsandiz, a menos de 10 quilómetros da estação central de Ancara. Não é claro a que velocidade iam qualquer uma das composições, mas sabe-se que o comboio de alta velocidade não efetua paragens naquela estação.

De acordo com as agências internacionais as causas do acidente, que ocorreu por volta das 06h30 locais (03h30 em Portugal continental), não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público de Ancara já abriu uma investigação.

O governador de Ancara, Vasip Sahin, explicou que a locomotiva estava a verificar as linhas férreas de uma estação da capital. “A nossa esperança é que não haja mais vítimas”, disse. Sahin afirmou que os trabalhos de busca e resgate de vítimas prosseguem e que uma “investigação técnica” foi iniciada para esclarecer as causas da tragédia.

De acordo com o diário turco Hurriyet, 206 pessoas estavam a bordo do comboio. As imagens exibidas por canais de televisão locais turcos mostram alguns vagões descarrilados e parte do comboio sobre a ferrovia, coberta de neve.

Em junho já tinha havido outro acidente no noroeste do país, vitimando 10 pessoas e ferindo 70 quando um comboio de passageiros descarrilou devido a chuvas torrenciais que fizeram as linhas colapsarem. Já no mês passado, 15 sofreram ferimentos quando um comboio colidiu com uma composição de mercadorias na província de Sivas.

A linha de comboio de alta velocidade Ancara-Konya foi inaugurada em 2011, seguindo-se a ligação entre Ancara e Istambul, três anos depois.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …