Estes são nove empregos que pedem experiência com ChatGPT. Um deles paga até 800 mil dólares por ano.
Não é a primeira vez que se fala de empregos ameaçados pela evolução da Inteligência Artificial, principalmente de modelos de linguagem como o ChatGPT. No entanto, nem todas as empresas que abraçam a tecnologia estão a livrar-se totalmente dos postos de trabalho. Algumas pedem mesmo trabalhadores com experiência a lidar com o ChatGPT.
De acordo com a Insider, um estudo recente do síte de emprego ResumeBuilder revelou que 91% das empresas com vagas em aberto procuram contratar trabalhadores que saibam utilizar o chatbot da OpenAI. Os inquiridos afirmaram que a IA pode ajudar a aumentar a produtividade, poupar tempo e reforçar os resultados da empresa.
Como disse o economista Richard Baldwin no Fórum Económico Mundial de 2023, “a IA não vai roubar o seu emprego. É alguém que usa IA que vai roubar o seu emprego”.
Eis nove empregos com empresas à procura de especialistas a usar o ChatGPT no seu trabalho:
Profissionais do marketing
A Lasso MD, uma empresa de tecnologia da saúde, está a contratar um gestor de produtos de redes sociais a tempo inteiro, que ganhará entre 50 mil e 70 mil dólares por ano. No anúncio de emprego, a empresa realça que a função requer “experiência direta na conceção de prompts ChatGPT para legendas únicas de publicações”.
A Protein Milkshake, uma empresa de nutrição feminina, está à procura de um “super especialista em marketing por email Klaviyo + ChatGPT”. Este trabalhador remoto remoto ganhará entre 18 e 50 dólares por hora e utilizará o chatbot para ajudar a executar as suas campanhas de marketing por email.
Engenheiros de IA e machine learning
A Recruiting from Scratch, uma empresa de Recursos Humanos, está a contratar um engenheiro de machine learning para um cliente. A posição remota, que tem um salário de 120 mil a 185 mil dólares por ano, requer “familiaridade com as ferramentas atuais de IA” como ChatGPT e Midjourney.
A Interface.ai, uma ferramenta de IA de conversação para o sector financeiro, está à procura de um engenheiro de machine learning, com um salário de 130 mil a 170 mil dólares por ano. O cargo requer “experiência com processamento de linguagem natural e modelos de linguagem de grande dimensão” por detrás do ChatGPT.
Programadores de software
A Workera AI, uma plataforma de formação de competências baseada em IA, está a contratar um programador para desenvolver os seus modelos de cibersegurança e avaliações de competências, e procura um candidato que tenha “experiência na utilização do ChatGPT”.
Também a Inside.com, uma plataforma social para líderes empresariais, tinha o anúncio para um cargo remoto, a tempo inteiro, que pagava 125 mil dólares por ano. O candidato deveria conseguir desenvolver e integrar ferramentas de IA, como assistentes virtuais, nos seus produtos e serviços.
Treinadores de modelos de IA
A Crystal Equation, uma agência de recrutamento de pessoal de TI, está a contratar um analista de etiquetagem de dados que será responsável por identificar “potenciais fraquezas e vulnerabilidades” no seu modelo linguístico. O emprego paga entre 13 e 18 dólares por hora e é necessária experiência na utilização do ChatGPT e Google Bard.
A DealDriver AI, um serviço de compra de automóveis alimentado por IA, está à procura de um especialista em operações de dados de IA remoto e a tempo inteiro para afinar o seu chatbot que ajuda os clientes a negociar preços com concessionários de automóveis.
Copywriters
A Slalom, uma empresa de consultoria tecnológica, estava à procura de um copywriter a tempo inteiro para produzir conteúdos para as suas campanhas de marketing por 80 mil a 100 mil dólares por ano. Os candidatos familiarizados com ferramentas de IA como o ChatGPT tinham uma vantagem competitiva, de acordo com o anúncio.
Tock, um serviço de reservas de restaurantes, também procurou trabalhadores com experiência na utilização do ChatGPT e de outras ferramentas de IA para preencher a sua posição de redator de marketing B2B, uma função freelance que paga entre 45 e 55 dólares por hora.
Professores
A Oliver Scholars, uma organização sem fins lucrativos que prepara alunos carenciados da cidade de Nova Iorque para frequentarem escolas de prestígio, está a contratar um professor de História para o verão, a tempo parcial, por 5.200 a 10.200 dólares durante o semestre. O instrutor será responsável por ensinar os alunos a utilizar o ChatGPT para fins de aprendizagem.
A Coursemojo, uma empresa de tecnologia educacional, está a contratar professores de psicologia e informática a tempo inteiro, cada um com um salário entre 53.600 e 76.000 dólares por ano.
Gestores de produto
Real Chemistry, uma empresa de saúde de IA, está a contratar um gestor de produto sénior para a sua divisão de IA generativa, um trabalho remoto que ganhará entre 150 mil e 175 mil dólares por ano. O candidato ajudar a construir o roteiro de produtos de IA da empresa usando ferramentas como ChatGPT e Stable Diffusion.
No início deste mês, o Crossover, um motor de busca de empregos à distância, encerrou as candidaturas para diretor sénior de gestão de produtos e diretor de produtos. Ambos os cargos ofereciam salários de 800 mil dólares por ano e exigiam que os candidatos aplicassem o ChatGPT ao seu trabalho.
Recrutadores
A Moderna Therapeutics, a famosa empresa de biotecnologia, está a contratar um diretor global de recrutamento, em regime híbrido e a tempo inteiro, para ajudar a empresa a desenvolver uma estratégia que atraia os melhores talentos. A
Moderna está à procura de candidatos com uma “mentalidade digital” que se sintam à vontade para aplicar tecnologias como o ChatGPT para melhorar os resultados da empresa.