A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

gnuckx / Flickr

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta.

Nos anos 70, vários cientistas propuseram a teoria de que o interior do nosso planeta se agita lentamente, como se fosse uma enorme bolha de lava. Como explica o Newsweek, estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, um local onde as rochas são tão quentes que se movem como um líquido.

De acordo com esta teoria, à medida que as plumas se aproximam da superfície, começam a derreter, num processo que desencadeia erupções vulcânicas. No entanto, a existência destas plumas nunca chegou a ser comprovada, pelo que os geólogos acabaram por descartar a teoria.

Um recente estudo, publicado no dia 29 de maio na Science Advances, apresenta agora as primeiras evidências desta teoria, com os resultados a revelarem que a Nova Zelândia se encontra por cima dos restos de uma bolha de lava.

Há 120 milhões de anos, durante o Período Cretáceo, várias erupções vulcânicas por baixo do oceano criaram um planalto subaquático do tamanho da atual Índia. À medida que o tempo foi passando, esta estrutura foi rompida pelos movimentos das placas tectónicas.

Atualmente, um dos fragmentos encontra-se sob a Nova Zelândia e forma o planalto oceânico de Hikurangi.

A investigação, levada a cabo pelos cientistas da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, revelou informações cruciais sobre as rochas do manto, que foram “esticadas” na sequência das grandes forças do interior da Terra, confirmando assim a teoria avançada nos anos 70.

Esta atividade teria sido responsável por fortes mudanças climáticas, assim como pela extinção em massa que alterou a direção da evolução da vida no nosso planeta.

Os cientistas não sabem se, atualmente, este processo ainda ocorre. No entanto, esperam que as novas técnicas de deteção sísmica os ajudem em descobertas futuras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …