A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

gnuckx / Flickr

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta.

Nos anos 70, vários cientistas propuseram a teoria de que o interior do nosso planeta se agita lentamente, como se fosse uma enorme bolha de lava. Como explica o Newsweek, estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, um local onde as rochas são tão quentes que se movem como um líquido.

De acordo com esta teoria, à medida que as plumas se aproximam da superfície, começam a derreter, num processo que desencadeia erupções vulcânicas. No entanto, a existência destas plumas nunca chegou a ser comprovada, pelo que os geólogos acabaram por descartar a teoria.

Um recente estudo, publicado no dia 29 de maio na Science Advances, apresenta agora as primeiras evidências desta teoria, com os resultados a revelarem que a Nova Zelândia se encontra por cima dos restos de uma bolha de lava.

Há 120 milhões de anos, durante o Período Cretáceo, várias erupções vulcânicas por baixo do oceano criaram um planalto subaquático do tamanho da atual Índia. À medida que o tempo foi passando, esta estrutura foi rompida pelos movimentos das placas tectónicas.

Atualmente, um dos fragmentos encontra-se sob a Nova Zelândia e forma o planalto oceânico de Hikurangi.

A investigação, levada a cabo pelos cientistas da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, revelou informações cruciais sobre as rochas do manto, que foram “esticadas” na sequência das grandes forças do interior da Terra, confirmando assim a teoria avançada nos anos 70.

Esta atividade teria sido responsável por fortes mudanças climáticas, assim como pela extinção em massa que alterou a direção da evolução da vida no nosso planeta.

Os cientistas não sabem se, atualmente, este processo ainda ocorre. No entanto, esperam que as novas técnicas de deteção sísmica os ajudem em descobertas futuras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …