Há uma nova versão sobre a morte da Princesa Diana

Nick Parfjonov / wikimedia

Diana de Gales, a Princesa do Povo

Desde 1997, todos os 31 de agosto, lembra-se o dia em que Diana de Gales morreu num trágico acidente de viação dentro da ponte parisiense de Alma com o seu parceiro, Dodi Al-Fayed.

Embora as conclusões da investigação foram de que o motorista, Henri Paul, terá bebido demais e acelerado, causando o acidente, tem havido muitas teorias que se espalharam sobre a morte de Lady Di. Ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela madrugada.

Coroner Richard Shepherd publicou “Unnatural Causes”, um livro onde, longe de lançar uma nova teoria da conspiração, ele fala sobre a má sorte que a mãe de William de Cambridge e do príncipe Harry teve naquela noite.

Aparentemente, a ferida que causou a morte da princesa “era muito pequena e estava no lugar errado”. Shepherd diz que ela teria sobrevivido se tivesse usado o cinto de segurança. Desta forma, Lady Di ter-se-ia recuperado em alguns dias, com vários ossos partidos e contusões, mas o acidente não lhe custaria a vida.

“A lesão dele foi tão estranha que, em toda a minha carreira, acho que nunca vi outra. Diana tinha um ferimento muito pequeno, mas no lugar errado”, explicou Shepherd, citado pela ABC.

Para entender as suas conclusões, o legista assegurou que a morte de Lady Di aconteceu por uma panóplia de falhas. “Se tivesse usado o cinto de segurança, se tivesse batido no assento em frente num ângulo ligeiramente diferente ou a uma velocidade menor, e se tivesse sido colocado numa ambulância imediatamente após o acidente do túnel da Ponte da Alma”, escreveu no livro.

A morte de Diana de Gales é mais do que clara, mas o barulho dos media e as diferentes teorias fizeram com que as conclusões da autópsia não fossem credíveis para ninguém. “A patologia da morte é indiscutível. Mas em torno da pequena e fatal ferida numa veia pulmonar, muitos outros factos são tecidos, alguns dos quais são suficientemente opacos para permitir que uma multidão de teorias floresça”.

Na sequência do acidente, Lady Di também teve alguns ossos partidos e uma pequena lesão no peito. Se não a levaram imediatamente para o Hospital de la Pitié-Salpêtrière, foi porque, a princípio, estava estável e comunicava.

“Mas a veia rasgada estava a sangrar lenta e internamente no peito“, diz Shepherd. A princesa gradualmente perdeu a consciência numa ambulância e, apesar de ter sido operada, morreu pouco depois no hospital.

A investigação de dois anos da polícia francesa concluiu em 1999 que o único culpado pela morte de Lady Di e Dodi Al-Fayed era o motorista, Henri Paul. Em 2004, Shepherd reviu as evidências e relatórios numa investigação policial conduzida pelos serviços de inteligência ingleses para ver se as teorias conspiratórias faziam algum sentido.

Naquele momento, o legista determinou que a morte tinha sido um acidente. Para aquelas investigações, nas quais foram investidos três milhões de libras, as autoridades examinaram o Mercedes do Al-Fayed, visitaram a Ponte da Alma e reuniram cerca de 1.500 declarações de testemunhas e 20 mil documentos. As conclusões foram claras: a morte de Lady Di foi um acidente.

Mesmo assim, em 2008, uma nova investigação britânica descobriu que os paparazzi que estavam a perseguir o carro do hotel Ritz até o apartamento de Al-Fayed, juntamente com o motorista, foram os culpados do acidente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois é isto do “Se”, não nos leva a lado nenhum. Porque não resolve nada e nem os trás à vida.
    É badermices da industria para ganhar dinheiro com a venda do livro e mais mais as fortunas em £ibras na investigação.

  2. E se ela estivesse na caminha com o amante àquela hora mesmo que na brincadeira caísse da cama abaixo certamente teria sobrevivido!

RESPONDER

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …