Há uma nova versão sobre a morte da Princesa Diana

Nick Parfjonov / wikimedia

Diana de Gales, a Princesa do Povo

Desde 1997, todos os 31 de agosto, lembra-se o dia em que Diana de Gales morreu num trágico acidente de viação dentro da ponte parisiense de Alma com o seu parceiro, Dodi Al-Fayed.

Embora as conclusões da investigação foram de que o motorista, Henri Paul, terá bebido demais e acelerado, causando o acidente, tem havido muitas teorias que se espalharam sobre a morte de Lady Di. Ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela madrugada.

Coroner Richard Shepherd publicou “Unnatural Causes”, um livro onde, longe de lançar uma nova teoria da conspiração, ele fala sobre a má sorte que a mãe de William de Cambridge e do príncipe Harry teve naquela noite.

Aparentemente, a ferida que causou a morte da princesa “era muito pequena e estava no lugar errado”. Shepherd diz que ela teria sobrevivido se tivesse usado o cinto de segurança. Desta forma, Lady Di ter-se-ia recuperado em alguns dias, com vários ossos partidos e contusões, mas o acidente não lhe custaria a vida.

“A lesão dele foi tão estranha que, em toda a minha carreira, acho que nunca vi outra. Diana tinha um ferimento muito pequeno, mas no lugar errado”, explicou Shepherd, citado pela ABC.

Para entender as suas conclusões, o legista assegurou que a morte de Lady Di aconteceu por uma panóplia de falhas. “Se tivesse usado o cinto de segurança, se tivesse batido no assento em frente num ângulo ligeiramente diferente ou a uma velocidade menor, e se tivesse sido colocado numa ambulância imediatamente após o acidente do túnel da Ponte da Alma”, escreveu no livro.

A morte de Diana de Gales é mais do que clara, mas o barulho dos media e as diferentes teorias fizeram com que as conclusões da autópsia não fossem credíveis para ninguém. “A patologia da morte é indiscutível. Mas em torno da pequena e fatal ferida numa veia pulmonar, muitos outros factos são tecidos, alguns dos quais são suficientemente opacos para permitir que uma multidão de teorias floresça”.

Na sequência do acidente, Lady Di também teve alguns ossos partidos e uma pequena lesão no peito. Se não a levaram imediatamente para o Hospital de la Pitié-Salpêtrière, foi porque, a princípio, estava estável e comunicava.

“Mas a veia rasgada estava a sangrar lenta e internamente no peito“, diz Shepherd. A princesa gradualmente perdeu a consciência numa ambulância e, apesar de ter sido operada, morreu pouco depois no hospital.

A investigação de dois anos da polícia francesa concluiu em 1999 que o único culpado pela morte de Lady Di e Dodi Al-Fayed era o motorista, Henri Paul. Em 2004, Shepherd reviu as evidências e relatórios numa investigação policial conduzida pelos serviços de inteligência ingleses para ver se as teorias conspiratórias faziam algum sentido.

Naquele momento, o legista determinou que a morte tinha sido um acidente. Para aquelas investigações, nas quais foram investidos três milhões de libras, as autoridades examinaram o Mercedes do Al-Fayed, visitaram a Ponte da Alma e reuniram cerca de 1.500 declarações de testemunhas e 20 mil documentos. As conclusões foram claras: a morte de Lady Di foi um acidente.

Mesmo assim, em 2008, uma nova investigação britânica descobriu que os paparazzi que estavam a perseguir o carro do hotel Ritz até o apartamento de Al-Fayed, juntamente com o motorista, foram os culpados do acidente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois é isto do “Se”, não nos leva a lado nenhum. Porque não resolve nada e nem os trás à vida.
    É badermices da industria para ganhar dinheiro com a venda do livro e mais mais as fortunas em £ibras na investigação.

  2. E se ela estivesse na caminha com o amante àquela hora mesmo que na brincadeira caísse da cama abaixo certamente teria sobrevivido!

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …