Nova versão de O Pátio das Cantigas estreia a 30 de julho

Uma nova versão atualizada da comédia portuguesa “O pátio das cantigas”, realizada por Leonel Vieira, tem estreia marcada para 30 de julho, revelou a produtora Stopline Films.

Nesta versão, mais de 70 anos depois do filme original dirigido por Francisco Ribeiro (Ribeirinho) em 1942, participam Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Anabela Moreira e Cristóvão Campos.

Este novo “O pátio das cantigas” faz parte de uma trilogia que Leonel Vieira produziu a partir de outros filmes que fizeram sucesso no cinema português: “O leão da Estrela” (1947), de Arhur Duarte, e “A Canção de Lisboa” (1933), de Cotinelli Telmo.

Rodado na Vila Berta, em Lisboa, mantendo o ambiente bairrista e popular do filme original, em “O pátio das cantigas” Miguel Guilherme é Evaristo e César Mourão é Narciso, que cobiçam a atenção de Dona Rosa, a atriz Dânia Neto. No filme de Ribeirinho, esses papéis foram interpretados por António Silva, Vasco Santana e Maria das Neves, respetivamente.

“O pátio das cantigas”, no qual se diz a famosa frase “Ó Evaristo, tens cá disto?“, é uma das comédias mais populares do cinema português, feita na chamada “época de ouro”, das décadas de 1930 e 1940.

Foi nessa altura que se estrearam também “A Canção de Lisboa” (1933), “Aldeia da roupa branca” (1938), “O pai tirano” (1941) e “O Costa do Castelo” (1943), entre outros.

Leonel Vieira, produtor e realizador de cinema, televisão e publicidade, é autor de filmes como “A sombra dos abutres” (1998), “Zona J” (1998), “A selva” (2002) e “Arte de roubar” (2008).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.