Nova vacina contra a diabetes tipo 1 vai ser testada em humanos

Elza Fiúza / Flickr

Uma vacina que pode prevenir a diabetes tipo 1 em crianças vai começar a ser testada em seres humanos em 2018, depois de vários anos de investigação.

Não é uma cura e não deve eliminar completamente a doença, mas espera-se que esta vacina forneça imunidade contra um vírus que pode causar a doença, evitando centenas de novos casos de diabetes por ano.

Mais de duas décadas de investigação liderada pela Universidade de Tampere, na Finlândia, forneceram provas sólidas que ligam um tipo de vírus chamado coxsackievirus B1 ou Vírus de Coxsackie com uma reacção auto-imune que faz com que o corpo destrua células no pâncreas.

A diabetes tipo 1 é uma diminuição da capacidade de produzir a insulina usada pelas células do corpo para absorver a glicose do sangue. Esta perda de insulina é o resultado das células beta do tecido pancreático que são destruídas pelo próprio sistema imunitário do corpo.

O desenvolvimento da doença é complexo, e existem inúmeras maneiras pelas quais pode ser desencadeado – uma delas é a infecção por coxsackievirus B1, um tipo de enterovírus. Para além de provocarem a poliomielite, os enterovírus também podem causar febre aftosa, meningite, miocardite e outras doenças.

Os cientistas suspeitavam de uma ligação entre esse grupo de agentes patogénicos e a diabetes, mas só em 2014 é que descobriram, usando dados de estudos com crianças finlandesas com diabetes tipo 1, que pelo menos um dos seis vírus no grupo B do coxsackievirus estava associado a essa doença.

Os enterovírus são surpreendentemente comuns em recém-nascidos. E, para alguns deles, podem ter sido o começo de uma doença incurável. “Podemos estimar a partir dos dados gerados que menos de 5% das crianças infectadas com CVB1 desenvolvem diabetes tipo 1”, escreveram os cientistas finlandeses no estudo divulgado em 2014.

Pode não parecer muito mas, a cada ano, centenas de bebés em todo o mundo desenvolvem a doença como resultado da infecção. Se os outros membros do grupo CVB também contribuírem para a auto-imunidade das células beta – o que é provável -, os números podem ser maiores.

A nova vacina já se mostrou eficaz e segura em camundongos. Agora, a próxima fase é estudá-la em seres humanos, e os ensaios pré-clínicos são apenas o primeiro passo.

Primeiro, a vacina será aplicada em humanos adultos saudáveis, para mapear quaisquer complicações, uma experiência que deve demorar cerca de 8 anos. Enquanto isso, grupos como a Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil continuam a financiar estudos para encontrar melhores maneiras de prevenir e tratar a diabetes tipo 1.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …