Nova vacina contra a diabetes tipo 1 vai ser testada em humanos

Elza Fiúza / Flickr

Uma vacina que pode prevenir a diabetes tipo 1 em crianças vai começar a ser testada em seres humanos em 2018, depois de vários anos de investigação.

Não é uma cura e não deve eliminar completamente a doença, mas espera-se que esta vacina forneça imunidade contra um vírus que pode causar a doença, evitando centenas de novos casos de diabetes por ano.

Mais de duas décadas de investigação liderada pela Universidade de Tampere, na Finlândia, forneceram provas sólidas que ligam um tipo de vírus chamado coxsackievirus B1 ou Vírus de Coxsackie com uma reacção auto-imune que faz com que o corpo destrua células no pâncreas.

A diabetes tipo 1 é uma diminuição da capacidade de produzir a insulina usada pelas células do corpo para absorver a glicose do sangue. Esta perda de insulina é o resultado das células beta do tecido pancreático que são destruídas pelo próprio sistema imunitário do corpo.

O desenvolvimento da doença é complexo, e existem inúmeras maneiras pelas quais pode ser desencadeado – uma delas é a infecção por coxsackievirus B1, um tipo de enterovírus. Para além de provocarem a poliomielite, os enterovírus também podem causar febre aftosa, meningite, miocardite e outras doenças.

Os cientistas suspeitavam de uma ligação entre esse grupo de agentes patogénicos e a diabetes, mas só em 2014 é que descobriram, usando dados de estudos com crianças finlandesas com diabetes tipo 1, que pelo menos um dos seis vírus no grupo B do coxsackievirus estava associado a essa doença.

Os enterovírus são surpreendentemente comuns em recém-nascidos. E, para alguns deles, podem ter sido o começo de uma doença incurável. “Podemos estimar a partir dos dados gerados que menos de 5% das crianças infectadas com CVB1 desenvolvem diabetes tipo 1”, escreveram os cientistas finlandeses no estudo divulgado em 2014.

Pode não parecer muito mas, a cada ano, centenas de bebés em todo o mundo desenvolvem a doença como resultado da infecção. Se os outros membros do grupo CVB também contribuírem para a auto-imunidade das células beta – o que é provável -, os números podem ser maiores.

A nova vacina já se mostrou eficaz e segura em camundongos. Agora, a próxima fase é estudá-la em seres humanos, e os ensaios pré-clínicos são apenas o primeiro passo.

Primeiro, a vacina será aplicada em humanos adultos saudáveis, para mapear quaisquer complicações, uma experiência que deve demorar cerca de 8 anos. Enquanto isso, grupos como a Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil continuam a financiar estudos para encontrar melhores maneiras de prevenir e tratar a diabetes tipo 1.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …