Nova tecnologia microondas permite “ver” através das paredes

ZAP // Pexels

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou que viajam a velocidades supersónicas.

Uma equipa de cientistas do US National Institute of Standards and Technology (NIST) criou um sistema de radar único que depende de microondas, escreve a Popular Science.

Graças aos comprimentos de onda do microondas — que são mais longos —, a nova tecnologia é capaz de passar através de objetos sólidos, como paredes ou pisos, e produzir dados precisos do que está por detrás.



“Obviamente, não consigo ver através das paredes porque os tipos de comprimento de onda a que o olho humano é sensível […] não penetram muito bem tais objetos”, disse Fabio da Silva, um dos investigadores por detrás do novo sistema.

“No entanto, se formos a comprimentos de onda mais longos, como no espetro das microondas […] devemos ser capazes de ‘ver’ através das paredes“, explicou, citado pela Futurism.

Mas, afinal, como funciona?

A tecnologia dos radares tradicional envolve o envio de ondas de rádio para uma área através de um transmissor. Essas ondas ricocheteiam naquilo que estiver presente no local e são, depois, detetadas por um recetor. Por norma, este método envolve a utilização de múltiplos recetores e menos transmissores.

Usando os dados recolhidos por esses “ecos” de radar, é possível determinar a localização, tamanho e movimento dos objetos na área.

O novo sistema desenvolvido pelo NIST funciona de forma similar, mas utiliza múltiplos transmissores e apenas um recetor muito potente e sensível.

“Utiliza-se a ideia de que a luz ressalta noutros objetos, e estes iluminam depois outros objetos a partir de múltiplos ressaltos”, disse Fabio da Silva.

Ser capaz de ver através de objetos sólidos e produzir imagens precisas do que está por detrás deles pode ajudar, por exemplo, em operações de resgate e salvamento.

Além disso, o sistema pode detetar e localizar objetos em movimento a velocidades supersónicas, incluindo aviões, mísseis ou até detritos espaciais que se podem revelar perigosos.

Os resultados da investigação foram publicados, a 25 de junho, na revista Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …