Nova técnica permite criar modelos 3D de fetos

Sociedade Radiológica da América do Norte

Modelo 3D de um feto com 26 semanas

Modelo 3D de um feto com 26 semanas

Um grupo de cientistas brasileiros desenvolveu uma tecnologia que permite criar um modelo virtual em três dimensões de um bebé que ainda esteja dentro do útero – sendo também possível imprimir um modelo 3D do feto.

A nova técnica funciona através da fusão de imagens de ultrassom com imagens por ressonância magnética, de modo a construir um modelo 3D que pode ser observado graças à realidade virtual.

A ressonância magnética é utilizada apenas quando uma ecografia não fornece imagens com qualidade suficiente para verificar o desenvolvimento do bebé. E esta é a primeira vez que os médicos combinam as duas técnicas.

“Acreditamos que estas imagens ajudarão a facilitar uma discussão multidisciplinar sobre algumas patologias, e vão oferecer uma nova experiência aos pais que queiram seguir o desenvolvimento dos seus filhos”, explicou ao Mirror um dos responsáveis pela pesquisa, Heron Werner, da Clínica de Diagnóstico por Imagem, no Rio de Janeiro.

De acordo com o especialista, os modelos 3D têm sido notavelmente semelhantes à aparência do recém-nascido e podem ajudar os médicos a prever dificuldades, como problemas nas vias aéreas.

“É crucial que as vias aéreas estejam abertas e desbloqueadas antes do nascimento, portanto, se os médicos descobrirem algo anormal poderão preparar rapidamente uma cirurgia para resolver o problema logo depois de o bebé nascer”, adiantam os especialistas.

A tecnologia desenvolvida cria um mapa de toda a estrutura interna e externa do feto, permitindo analisar ao pormenor os órgãos vitais que estão em desenvolvimento e reconstituir as várias partes do corpo do bebé em 3D.

Para além disso, uma ecografia é um momento muito emocionante durante a fase da gravidez e esta nova técnica pode melhorar essa experiência.

Os especialistas conseguem observar o bebé ainda na barriga da mãe através do Oculus Rift, um equipamento de realidade virtual que permite estudar a anatomia 3D fetal com simples movimentos da cabeça e ouvir os batimentos cardíacos do feto.

“A experiência com o Oculus Rift tem sido maravilhosa. O equipamento fornece imagens fetais que são bem mais nítidas e claras do que imagens de ultrassom e de ressonâncias magnéticas”, afirma Warner.

Até ao momento, a técnica só foi testada numa clínica no Rio de Janeiro, no Brasil, onde demonstrou detetar anormalidades internas que exigiam uma cirurgia pós-natal imediata.

A equipa de Werner está a aperfeiçoar o “software” com a ajuda de engenheiros da Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a estimativa é que a nova tecnologia esteja no mercado daqui um ano, para ser utilizada em todo o mundo.

Este projeto vai ser apresentado no dia 30 de Novembro no congresso anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, em Chicago.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …