Nova técnica permite criar modelos 3D de fetos

Sociedade Radiológica da América do Norte

Modelo 3D de um feto com 26 semanas

Modelo 3D de um feto com 26 semanas

Um grupo de cientistas brasileiros desenvolveu uma tecnologia que permite criar um modelo virtual em três dimensões de um bebé que ainda esteja dentro do útero – sendo também possível imprimir um modelo 3D do feto.

A nova técnica funciona através da fusão de imagens de ultrassom com imagens por ressonância magnética, de modo a construir um modelo 3D que pode ser observado graças à realidade virtual.

A ressonância magnética é utilizada apenas quando uma ecografia não fornece imagens com qualidade suficiente para verificar o desenvolvimento do bebé. E esta é a primeira vez que os médicos combinam as duas técnicas.

“Acreditamos que estas imagens ajudarão a facilitar uma discussão multidisciplinar sobre algumas patologias, e vão oferecer uma nova experiência aos pais que queiram seguir o desenvolvimento dos seus filhos”, explicou ao Mirror um dos responsáveis pela pesquisa, Heron Werner, da Clínica de Diagnóstico por Imagem, no Rio de Janeiro.

De acordo com o especialista, os modelos 3D têm sido notavelmente semelhantes à aparência do recém-nascido e podem ajudar os médicos a prever dificuldades, como problemas nas vias aéreas.

“É crucial que as vias aéreas estejam abertas e desbloqueadas antes do nascimento, portanto, se os médicos descobrirem algo anormal poderão preparar rapidamente uma cirurgia para resolver o problema logo depois de o bebé nascer”, adiantam os especialistas.

A tecnologia desenvolvida cria um mapa de toda a estrutura interna e externa do feto, permitindo analisar ao pormenor os órgãos vitais que estão em desenvolvimento e reconstituir as várias partes do corpo do bebé em 3D.

Para além disso, uma ecografia é um momento muito emocionante durante a fase da gravidez e esta nova técnica pode melhorar essa experiência.

Os especialistas conseguem observar o bebé ainda na barriga da mãe através do Oculus Rift, um equipamento de realidade virtual que permite estudar a anatomia 3D fetal com simples movimentos da cabeça e ouvir os batimentos cardíacos do feto.

“A experiência com o Oculus Rift tem sido maravilhosa. O equipamento fornece imagens fetais que são bem mais nítidas e claras do que imagens de ultrassom e de ressonâncias magnéticas”, afirma Warner.

Até ao momento, a técnica só foi testada numa clínica no Rio de Janeiro, no Brasil, onde demonstrou detetar anormalidades internas que exigiam uma cirurgia pós-natal imediata.

A equipa de Werner está a aperfeiçoar o “software” com a ajuda de engenheiros da Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a estimativa é que a nova tecnologia esteja no mercado daqui um ano, para ser utilizada em todo o mundo.

Este projeto vai ser apresentado no dia 30 de Novembro no congresso anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, em Chicago.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …