Um ou dois copos a mais na noite passada? Felizmente, beber com moderação poderá vir a ser uma tarefa mais fácil graças a uma nova tecnologia.
Uma equipa de investigadores da Universidade de San Diego, na Califórnia, desenvolveu uma “tatuagem temporária” com um sensor eletrónico que permite verificar o nosso estado de sobriedade.
O dispositivo eletrónico é fixado na pele do utilizador através de ímanes e liberta na pele uma substância conhecida por pilocarpina, que induz à produção de suor.
É através da libertação desse suor que os sensores da tatuagem vão conseguir aferir o índice de álcool ou, neste caso, etanol.
A ideia é que a informação chegue por bluetooth ao telemóvel do utilizador em causa.
“Desenvolvemos uma nova tatuagem que, através de um sensor, permite monitorizar em tempo real o nível de álcool no sangue, superando as limitações dos métodos não invasivos atuais”, explica o co-autor do projeto Jayoung Kim.
O projeto contou com a participação de nove voluntários que usaram o dispositivo antes e depois de consumir bebidas alcoólicas.
“Nos resultados obtidos com humanos há distintas diferenças na resposta antes e depois da ingestão de álcool, refletindo o aumento dos níveis de etanol“, pode ler-se no estudo publicado na revista científica ACS Sensors.
Os sensores da nova tatuagem eletrónica têm um custo de fabrico de menos de um dólar, segundo Kim.
E a boa notícia é que o mesmo dispositivo poderá vir a ser utilizado noutras situações como, por exemplo, para verificar os níveis de glicose e lactose.
O próximo passo da equipa é melhorar a versão final deste dispositivo e desenvolver uma aplicação para smartphones mais apelativa aos utilizadores.
ZAP / Canal Tech