Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem “olhos de inseto”.

Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma livre com um elemento ótico nanofotónico denominado “meta superfície”.

Segundo o estudo, a meta superfície é como uma floresta de minúsculas estruturas prateadas em nano escala num fino filme metálico que se adapta à forma livre da ótica – realizando um novo componente ótico que os investigadores chamam de metaforma.

A metaforma é capaz de desafiar as leis convencionais de reflexão, reunindo os raios de luz visíveis que entram numa ocular AR / VR de todas as direções e redirecionando-os diretamente para o olho humano.

A ótica de forma livre é uma tecnologia emergente que usa lentes e espelhos com superfícies que não possuem um eixo de simetria dentro ou fora do diâmetro ótico para criar dispositivos óticos que são mais leves, compactos e eficazes do que nunca.

As aplicações incluem imagens e visualização 3D, realidade virtual e aumentada, sistemas óticos militares e infravermelhos, iluminação auto-motiva e LED eficiente, pesquisa de energia, fabricação e inspeção de semicondutores.

Nick Vamivakas, professor de ótica e física quântica na Universidade de Rochester, compara as novas estruturas em nano escala a antenas de rádio de pequena escala.

“Quando acionamos o dispositivo e o iluminamos com o comprimento de onda certo, todas essas antenas começam a oscilar, irradiando uma nova luz que fornece a imagem que queremos”, refere Vamivakas.

O objetivo é direcionar a luz visível que entra nos óculos AR / VR para o olho. O novo dispositivo usa um combinador ótico de espaço livre para ajudar a fazer isso mesmo.

No entanto, quando o combinador faz parte de uma ótica de forma livre que se curva ao redor da cabeça para se adaptar ao formato de uns óculos, nem toda a luz é direcionada para o olho. A ótica de forma livre sozinha não pode resolver este desafio específico.

Assim, os investigadores tiveram que aproveitar uma meta superfície para construir um novo componente ótico.

Outro obstáculo foi a transição “da macro escala para a nano escala”, descreve o estudo.

Para a produção, os investigadores usaram uma máquina de litografia de feixe de eletrões. Para escrever as meta superfícies numa ótica de forma livre curva, criaram um mapa 3D da superfície de forma livre usando um sistema de medição de sonda a laser.

O mapa 3D foi então programado na máquina JEOL para especificar em que altura cada uma das nano estruturas precisava de ser fabricada, escreve o Futurity.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …