Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem “olhos de inseto”.

Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma livre com um elemento ótico nanofotónico denominado “meta superfície”.

Segundo o estudo, a meta superfície é como uma floresta de minúsculas estruturas prateadas em nano escala num fino filme metálico que se adapta à forma livre da ótica – realizando um novo componente ótico que os investigadores chamam de metaforma.

A metaforma é capaz de desafiar as leis convencionais de reflexão, reunindo os raios de luz visíveis que entram numa ocular AR / VR de todas as direções e redirecionando-os diretamente para o olho humano.

A ótica de forma livre é uma tecnologia emergente que usa lentes e espelhos com superfícies que não possuem um eixo de simetria dentro ou fora do diâmetro ótico para criar dispositivos óticos que são mais leves, compactos e eficazes do que nunca.

As aplicações incluem imagens e visualização 3D, realidade virtual e aumentada, sistemas óticos militares e infravermelhos, iluminação auto-motiva e LED eficiente, pesquisa de energia, fabricação e inspeção de semicondutores.

Nick Vamivakas, professor de ótica e física quântica na Universidade de Rochester, compara as novas estruturas em nano escala a antenas de rádio de pequena escala.

“Quando acionamos o dispositivo e o iluminamos com o comprimento de onda certo, todas essas antenas começam a oscilar, irradiando uma nova luz que fornece a imagem que queremos”, refere Vamivakas.

O objetivo é direcionar a luz visível que entra nos óculos AR / VR para o olho. O novo dispositivo usa um combinador ótico de espaço livre para ajudar a fazer isso mesmo.

No entanto, quando o combinador faz parte de uma ótica de forma livre que se curva ao redor da cabeça para se adaptar ao formato de uns óculos, nem toda a luz é direcionada para o olho. A ótica de forma livre sozinha não pode resolver este desafio específico.

Assim, os investigadores tiveram que aproveitar uma meta superfície para construir um novo componente ótico.

Outro obstáculo foi a transição “da macro escala para a nano escala”, descreve o estudo.

Para a produção, os investigadores usaram uma máquina de litografia de feixe de eletrões. Para escrever as meta superfícies numa ótica de forma livre curva, criaram um mapa 3D da superfície de forma livre usando um sistema de medição de sonda a laser.

O mapa 3D foi então programado na máquina JEOL para especificar em que altura cada uma das nano estruturas precisava de ser fabricada, escreve o Futurity.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …