Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem “olhos de inseto”.

Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma livre com um elemento ótico nanofotónico denominado “meta superfície”.

Segundo o estudo, a meta superfície é como uma floresta de minúsculas estruturas prateadas em nano escala num fino filme metálico que se adapta à forma livre da ótica – realizando um novo componente ótico que os investigadores chamam de metaforma.

A metaforma é capaz de desafiar as leis convencionais de reflexão, reunindo os raios de luz visíveis que entram numa ocular AR / VR de todas as direções e redirecionando-os diretamente para o olho humano.

A ótica de forma livre é uma tecnologia emergente que usa lentes e espelhos com superfícies que não possuem um eixo de simetria dentro ou fora do diâmetro ótico para criar dispositivos óticos que são mais leves, compactos e eficazes do que nunca.

As aplicações incluem imagens e visualização 3D, realidade virtual e aumentada, sistemas óticos militares e infravermelhos, iluminação auto-motiva e LED eficiente, pesquisa de energia, fabricação e inspeção de semicondutores.

Nick Vamivakas, professor de ótica e física quântica na Universidade de Rochester, compara as novas estruturas em nano escala a antenas de rádio de pequena escala.

“Quando acionamos o dispositivo e o iluminamos com o comprimento de onda certo, todas essas antenas começam a oscilar, irradiando uma nova luz que fornece a imagem que queremos”, refere Vamivakas.

O objetivo é direcionar a luz visível que entra nos óculos AR / VR para o olho. O novo dispositivo usa um combinador ótico de espaço livre para ajudar a fazer isso mesmo.

No entanto, quando o combinador faz parte de uma ótica de forma livre que se curva ao redor da cabeça para se adaptar ao formato de uns óculos, nem toda a luz é direcionada para o olho. A ótica de forma livre sozinha não pode resolver este desafio específico.

Assim, os investigadores tiveram que aproveitar uma meta superfície para construir um novo componente ótico.

Outro obstáculo foi a transição “da macro escala para a nano escala”, descreve o estudo.

Para a produção, os investigadores usaram uma máquina de litografia de feixe de eletrões. Para escrever as meta superfícies numa ótica de forma livre curva, criaram um mapa 3D da superfície de forma livre usando um sistema de medição de sonda a laser.

O mapa 3D foi então programado na máquina JEOL para especificar em que altura cada uma das nano estruturas precisava de ser fabricada, escreve o Futurity.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …