honzasoukup / Flickr

Paisagem no Alqueva

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros.

“A praia já está em funcionamento há cerca de duas semanas”, mas a “inauguração oficial” está marcada para esta quarta-feira, revelou na terça-feira o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, em declarações à agência Lusa.

Segundo o município, a cerimónia de inauguração oficial da nova praia, a quarta a ser criada na albufeira do Alqueva e a segunda do concelho, realiza-se às 17h30, nesta zona balnear, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

O autarca adiantou que o projeto da nova praia envolveu um investimento de “cerca de 600 mil euros”, explicando que o valor da obra subiu 200 mil euros em relação ao “inicialmente previsto”, que era de 400 mil.

Do total investido, o projeto contou com um “financiamento de 300 mil euros” do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, indicou José Manuel Grilo.

Situada a cerca de um quilómetro da aldeia de Alqueva, a nova praia, construída numa “baía da barragem”, tem 150 metros de areal com vigilância, além de bar, balneários, casas de banho e equipamentos de apoio, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida.