Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

DouroAzul/Facebook

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro “dificilmente” vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público.

O ponto de situação foi feito pelo vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, e pelo vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, à margem de uma sessão dedicada às pontes entre as duas cidades, no Porto Innovation Hub, no âmbito do Ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”.

“É verdade que este processo sofreu aqui um atraso decorrente da necessidade do ajuste da sua localização por via da imposição de uma cota superior àquela que inicialmente estava a ser prevista. E uma ponte normalmente não se faz em dois anos. Portanto, parece-me razoavelmente seguro que, em 2022, não estará concluída a obra”, afirmou Pedro Baganha, sublinhando, contudo que a sua conclusão vai depender do modelo construtivo e da solução que for proposta.

De acordo com o autarca, os dois municípios estão, neste momento, a preparar o programa preliminar para lançar o concurso e a fazer sondagens no rio Douro para determinar as condições geológicas do terreno.

“Estamos a determinar qual é o perfil que faz sentido para a ponte, com contagens e com estudos de tráfego”, explicou o vereador do urbanismo da Câmara do Porto, afirmando ter a expectativa de que, “na primeira metade do próximo ano”, seja lançado o concurso para a “escolha do melhor projeto”.

Em declarações aos jornalistas, o vice-presidente da Câmara de Gaia admitiu que a nova ponte, que terá o nome do bispo do Porto António Francisco dos Santos (1948-2017), “dificilmente” estará concluída em 2022, embora acredite que o concurso poderá ser lançado “no primeiro trimestre de 2020”.

“Temos de assumir que dificilmente conseguimos cumprir esse prazo [2022]. Depende depois do projeto, depende se há ou não contestações nas propostas. Portanto, há aqui um conjunto de fatores que não depende de nós. Depende do visto do Tribunal de Contas, depende de um conjunto de fatores”, disse Patrocínio Azevedo, assegurando que há vontade política para avançar. Patrocínio Azevedo acrescentou que a nova travessia está pensada e há dinheiro para a concretizar, pelo que, “a partir daí, é seguir a tramitação normal”, frisou.

Quando foi anunciada, em 12 de abril de 2018, a nova travessia tinha um custo estimado de 12 milhões de euros, integralmente assumidos pelos municípios do Porto e Gaia, em partes iguais. Na ocasião, as autarquias revelaram que a sétima travessia sobre o Douro seria construída à cota baixa, numa extensão de 250 metros, que prevê ligação rodoviária, passagem pedonal e ciclovia.

À data, foi anunciado que seriam necessários dois concursos públicos, um para a concessão a lançar naquele ano (2018) e um segundo de caráter internacional para a construção da ponte que vai ser instalada entre Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia).

Em outubro, a Câmara do Porto, em resposta à Lusa, referiu que estavam a ser estudados a relocalização e o redimensionamento da nova travessia sobre o Douro, na sequência dos “entraves” colocados pela Agência Portuguesa do Ambiente quanto à localização inicial.

Já em novembro, numa sessão da Assembleia Municipal do Porto, o presidente da autarquia, Rui Moreira, esclareceu que a nova travessia irá custar 26,5 milhões de euros, valor que inclui a construção da ponte e respetivos acessos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …