Nova Iorque obriga comunidades judaicas a vacinar filhos

PAHO / WHO

O surto de sarampo que despoletou em Nova Iorque, levou o estado americano a obrigar as comunidades judaicas a vacinarem os filhos. Assim, deixa de haver isenções religiosas para a vacinação.

O estado de Nova Iorque permitia que, por motivos religiosos, a comunidade judaica não vacinasse os filhos. No entanto, após o surto de sarampo no estado nova-iorquino, os políticos acabaram com a isenção religiosa, passando a obrigar todos a vacinarem os filhos contra o sarampo.

O Governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, considera esta uma emergência de saúde pública, pelo que deveria ser feito algo para combater o surto. Poucos são os estados americanos que não abrem exceções religiosas à vacinação, nomeadamente Califórnia, Arizona, West Virginia, Mississippi e Maine.

Acredita-se que a falta de vacinação da comunidade judaica em Nova Iorque foi responsável pelo surto de sarampo. No entanto, foram vários aqueles que se opuseram à nova lei esta quinta-feira. O republicano Michael Montesano chama-lhe “um ataque aos direitos da Primeira Emenda dos Estados Unidos”.

Já o democrata Kenneth Zebrowski, que segundo o The New York Times votou a favor, disse que o seu trabalho como legislador “não é reagir a epidemias, mas sim preveni-las”.

Nova Iorque declarou estado de emergência a 9 de abril deste ano, após um surto de sarampo ter infetado cerca de 285 pessoas. Atualmente, já são mais de mil casos detetados e os números continuam a aumentar. As campanhas anti-vacinação da comunidade judaica contribuíram, até agora, para o agravamento da situação.

“Embora eu entenda e respeita a liberdade de religião, o nosso trabalho primordial é proteger a saúde pública“, disse, em comunicado, o mayor de Nova Iorque, Andrew Cuomo. Segundo ele, a nova lei “ajudará a evitar novas transmissões e interromperá este surto”.

A Associação Médica Americana mostrou-se solidária com a nova lei e prometeu intensificar os esforços para “incentivar os estados a eliminarem isenções não-médicas“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …