/

Pela primeira vez desde 1993, Nova Iorque teve um fim de semana sem homicídios

1

Jason Szenes / EPA

Pela primeira vez desde 1993, a cidade norte-americana de Nova Iorque não registou tiroteios nem homicídios, naquele que foi o primeiro fim de semana pacífico dos últimos 25 anos.

“Passámos esta sexta-feira, sábado e domingo sem registar qualquer tiroteio ou homicídio. Esta é a primeira vez que isto acontece em décadas e é motivo de orgulho não só para a polícia como para todos os nova-iorquinos”, disse James O’Neill, chefe da NYPD, da Polícia de Nova Iorque, esta segunda-feira em conferência de imprensa.

Após a última ocorrência registada na quinta-feira passada, em que um homem disparou sobre um outro no distrito de Brooklyn, Nova Iorque iniciou um período sem violência armada. Porém, esta fase terminou rapidamente, tendo sido registado um outro incidente na tarde de segunda-feira. Apesar de curto, este não deixa de ser um registo importante.

“Um tiroteio pode transforma-se em cinco se não estivermos em cima do acontecimento”, explicou Terence Monahan, chefe do departamento da NYPD, ao Daily News.

Monahan esclareceu ainda que os resultados obtidos neste fim de semana pacífico são resultado do planeamento que a NYPD realiza todas as sexta-feiras, de forma a evitar confrontos violentos. O policial explicou ainda que as motivações dos tiroteios variam bastante, notando que o confronto entre gangues têm causado muitos destes episódios.

De acordo com as estatísticas divulgadas pelos média de Nova Iorque, a violência com armas na cidade diminuiu 3%, comparativamente com 2017. Infelizmente, e em sentido oposto, a taxa de homicídios aumentou 8%.

ZAP // RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.