Descoberta nova espécie de “sapo marsupial” que carrega os seus girinos

(dr) Stephen Mahony

O sapo Assa wollumbin

O sapo Assa wollumbin

Cientistas descobriram uma nova espécie de sapo, uma das duas únicas espécies australianas que carregam os seus girinos no corpo, nas Florestas Tropicais de Gondwana.

De acordo com o jornal The Guardian, o sapo, com apenas 16 milímetros, foi encontrado no Parque Nacional Wollumbin, no estado australiano de Nova Gales do Sul, e foi batizado com o nome Assa wollumbin.

Os investigadores utilizaram a análise genética para identificar o animal como uma nova espécie, sendo distinta do seu parente próximo já conhecido Assa darlingtoni.

Ao contrário de quase todos os outros anfíbios, estes animais, também conhecidos como “sapos com bolso nas ancas” ou “sapos marsupiais”, colocam os seus ovos no solo da floresta tropical, em vez de os colocarem na água, explica o site IFLScience.

O macho fica perto deles durante cerca de seis dias e, depois, senta-se em cima do polissacarídeo gelatinoso onde estes se encontram, que acaba por passar ao estado líquido. Desta forma, os girinos começam a desenvolver-se numas pequenas bolsas que ficam nas laterais do corpo dos progenitores, ficando por lá até conseguirem ser independentes.

“Este sapo é único não só pela sua incrível biologia reprodutiva entre os sapos australianos, mas também por ser único entre todos os sapos do mundo”, disse Michael Mahony, um dos cientistas que descobriu a nova espécie, da Universidade de Newcastle, em comunicado.

Existem apenas quatro das quatro mil espécies em todo o mundo que têm cuidados parentais masculinos, nas quais o macho carrega os seus girinos em desenvolvimento”, lembrou.

A nova espécie foi descrita, em outubro, na revista científica Zootaxa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.