Nova espécie de dinossauro descoberta no sul da Austrália

David Herne / Twitter

Galleonosaurus dorisae

Através de cinco maxilares fossilizados, descobertos entre rochas com 125 milhões de anos, uma equipa de cientistas identificou o Galleonosaurus dorisae.

Galleonosaurus dorisae é o nome da recém descoberta espécie de dinossauro em Gippsland, uma região no sul da Austrália, apresentada num estudo publicado recentemente no Jornal of Paleontology.

Segundo os cientistas, este dinossauro era pequeno, aproximadamente do tamanho de um canguru, e herbívoro. Destacava-se certamente pelo facto de ser um bom corredor, característica potenciada pelas suas “poderosas pernas traseiras“. Este dinossauro pertence à família dos Ornitópodes.

A equipa conseguiu identificar esta nova espécie graças a cinco maxilares fossilizados encontrados entre rochas do período Cretáceo, com 125 milhões de anos. Os cientistas contaram com a preciosa ajuda de técnicas de digitalização e de impressão de microtomografia 3D.

Matthew Herne, da Universidade de Nova Inglaterra e principal autor do estudo, afirma que esta é a primeira vez que foi possível detetar a que período pertence um dinossauro australiano a partir do seu maxilar.

Segundo o Diário de Notícias, o nome Galleonosaurus dorisae vem da forma do maxilar superior, que faz lembrar o casco de um veleiro que tem o nome de Galeão.

Este é já o quinto ornitópode descoberto no vale do Rift, uma floresta com cerca de 4000 quilómetros que no período Jurássico se estendia da Austrália à Antártida. Além disso, é o segundo dinossauro descoberto na região de Gippsland.

O primeiro – Qantassaurus interpidus – foi descoberto em 1999. “Parece-nos que estes dois dinossauros de tamanhos semelhantes eram ambos herbívoros, ainda que se alimentassem de diferentes géneros de plantas, o que fazia com que fosse possível coexistirem”, disse o professor Matthew Herne, à ABC.

A recente investigação concluiu ainda que existe uma ligação próxima entre os ornitópodes do sul da Austrália e os da Patagónia. “Cada vez mais consolidamos a ideia de intercâmbio entre dinossauros terrestres num supercontinente chamado Gonduana que unia a Austrália, a América do Sul e a Antártica, durante o período Cretáceo.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …