Nova espécie de dinossauro descoberta no sul da Austrália

David Herne / Twitter

Galleonosaurus dorisae

Através de cinco maxilares fossilizados, descobertos entre rochas com 125 milhões de anos, uma equipa de cientistas identificou o Galleonosaurus dorisae.

Galleonosaurus dorisae é o nome da recém descoberta espécie de dinossauro em Gippsland, uma região no sul da Austrália, apresentada num estudo publicado recentemente no Jornal of Paleontology.

Segundo os cientistas, este dinossauro era pequeno, aproximadamente do tamanho de um canguru, e herbívoro. Destacava-se certamente pelo facto de ser um bom corredor, característica potenciada pelas suas “poderosas pernas traseiras“. Este dinossauro pertence à família dos Ornitópodes.

A equipa conseguiu identificar esta nova espécie graças a cinco maxilares fossilizados encontrados entre rochas do período Cretáceo, com 125 milhões de anos. Os cientistas contaram com a preciosa ajuda de técnicas de digitalização e de impressão de microtomografia 3D.

Matthew Herne, da Universidade de Nova Inglaterra e principal autor do estudo, afirma que esta é a primeira vez que foi possível detetar a que período pertence um dinossauro australiano a partir do seu maxilar.

Segundo o Diário de Notícias, o nome Galleonosaurus dorisae vem da forma do maxilar superior, que faz lembrar o casco de um veleiro que tem o nome de Galeão.

Este é já o quinto ornitópode descoberto no vale do Rift, uma floresta com cerca de 4000 quilómetros que no período Jurássico se estendia da Austrália à Antártida. Além disso, é o segundo dinossauro descoberto na região de Gippsland.

O primeiro – Qantassaurus interpidus – foi descoberto em 1999. “Parece-nos que estes dois dinossauros de tamanhos semelhantes eram ambos herbívoros, ainda que se alimentassem de diferentes géneros de plantas, o que fazia com que fosse possível coexistirem”, disse o professor Matthew Herne, à ABC.

A recente investigação concluiu ainda que existe uma ligação próxima entre os ornitópodes do sul da Austrália e os da Patagónia. “Cada vez mais consolidamos a ideia de intercâmbio entre dinossauros terrestres num supercontinente chamado Gonduana que unia a Austrália, a América do Sul e a Antártica, durante o período Cretáceo.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …

Faltas dos alunos que adiram à greve pelo clima serão injustificadas

As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. Na …

Nem Benfica, nem FC Porto. O sonho maior de Dyego Sousa é outro

Apesar de ter sido várias vezes associado ao FC Porto e ao Benfica, Dyego Sousa, o número 99 do SC Braga, recorda que ainda tem três anos de contacto com o clube minhoto. Sem revelar muito …

Ignorando as sanções dos EUA, Huawei lança novos modelos em Londres

A Huawei cumpriu o calendário e revelou novos modelos de telemóveis da marca Honor em Londres. Apesar da guerra aberta com os EUA, o evento não se desviou do guião e nenhuma declarações foi feita …

Jurados do julgamento de Rosa Grilo ganham 120 euros por dia

Por cada dia em tribunal, os jurados do julgamento de Rosa Grilo recebem 120 euros por dia. Para se tornarem elegíveis, basta terem a escolaridade obrigatória e ter menos de 65 anos. Esta terça-feira foram já …

Encontrados misteriosos "vasos da morte" numa floresta remota do Laos

Investigadores descobriram 15 locais no país do Laos, no Sudeste Asiático, que continham mais de cem enormes jarros de pedra de há cerca de mil anos. Acredita-se que os potes tenham sido usados ​​para armazenar …

Vem aí um Verão histórico. Ondas de calor e temperaturas de 43 graus

Este vai ser um Verão escaldante em Portugal. A previsão é de especialistas meteorológicos e aponta que a partir de Junho a temperatura vai começar a subir até atingir valores históricos. Os portugueses devem preparar-se …