Nova espécie de pássaro descoberta no Brasil já corre risco de extinção

DR Ciro Albano, luiz.pedreiragonzaga / Facebook

Scytalopus gonzagai, o macuquinho-preto-baiano

Scytalopus gonzagai, o macuquinho-preto-baiano

Vinte anos após o início das investigações de Luis Antonio Pedreira Gonzaga, cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi descoberta, numa faixa estreita de Mata Atlântica, no litoral da Bahia, uma nova espécie de pássaro, o Scytalopus gonzagai.

O  pássaro recebeu o nome de macuquinho-preto-baiano.  Mas entretanto, a espécie já corre risco de extinção.

O biólogo especializado em ornitologia Giovanni Nachtigall Maurício, professor de gestão ambiental da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e primeiro autor do artigo de descrição da espécie, disse à Agência Brasil  que os cálculos feitos durante a pesquisa de campo estimaram em quase 3 mil o número destes pássaros na região.

A estimativa foi baseada no cálculo da área disponível e da densidade. A partir desses dados, os investigadores extrapolaram a informação para toda a área possível.

“Fizemos um cálculo e, depois, uma extrapolação, que indicou que a espécie teria cerca de 2.888 pássaros. O cálculo foi a base para a conclusão de que a espécie está em risco de extinção”, relatou o biólogo.

Depois desses cálculos, a equipa de investigadores usou os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), “que são critérios universais para o estudo de espécies ameaçadas. O conjunto de critérios vai mostrar o grau de ameaça à espécie. Ela enquadrou-se na categoria de espécie em perigo. Esta é uma categoria de ameaça oficial”.

A regra geral estabelece que até 2.500 indivíduos, a espécie seria considerada criticamente em perigo; de 2.500 até 10 mil indivíduos, é considerada em perigo; e de 10 mil até 20 mil, é vulnerável.

A descoberta da espécie

Giovanni Maurício explica que o embrião da descoberta foi a investigação independente do professor da UFRJ Luiz Antonio Pedreira Gonzaga e colegas.

Numa homenagem a Gonzaga, a nova espécie foi baptizada com o seu nome.

À época, por volta de 1993,  os investigadores acreditaram que se tratava de um macuquinho-preto comum, encontrado no Sul e no Sudeste do país, razão pela qual “não foi descrita na altura como uma nova espécie”, explica Maurício.

Segundo o especialista, só em 2002 se começou a desconfiar que se tratava de uma nova espécie. “A cauda era menor e a asa, maior”, conta Maurício.

A cor foi outro factor de distinção, e o Scytalopus gonzagai apresenta um ritmo de canto mais forte, com diferentes vocalizações.

Duas expedições, feitas em 2004, com o apoio da Save Brasil, vinculada à ONG inglesa à Birdlife Internacional, e em 2006, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Protecção à Natureza, puderam  investigar mais profundamente o pássaro, nas montanhas do sudeste da Bahia.

A informação recolhida nestas expedições permitiram que se chegasse à descoberta deste ano e à confirmação de que se tratava de uma espécie nova.

Maurício acredita que nos próximos um ou dois anos serão descobertas mais espécies, não ameaçadas de extinção, porque têm uma distribuição maior.

“Continuamos a trabalhar para isso”, diz o investigador.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …