“Deus dos mortos”. Paleontólogos descobrem nova espécie de baleia no Egito

(dr) Robert W. Boessenecker

Ilustração da antiga baleia Phiomicetus anubis

Paleontólogos descobriram uma espécie de baleia que viveu há mais de 43 milhões de anos. Seria tão assustadora que o seu nome científico foi inspirado em Anúbis, deus egípcio dos mortos.

De acordo com o site Live Science, a espécie recentemente descoberta, apelidada de Phiomicetus anubis, viveu há mais de 43 milhões de anos e podia chegar aos três metros de comprimento.

Tanto podia andar em terra como na água e tinha poderosos músculos no maxilar, que lhe teriam permitido mastigar facilmente as suas presas, como crocodilos e pequenos mamíferos.



Além de ter sido assustadora, o crânio desta antiga baleia tem algumas semelhanças com a cabeça de chacal de Anúbis, daí a inspiração do nome do deus egípcio dos mortos para o seu nome científico.

“Foi um predador ativo e bem-sucedido. Penso que seria o deus da morte para a maioria dos animais que viviam ao seu lado”, disse ao mesmo site Abdullah Gohar, estudante de Paleontologia de Vertebrados da Universidade de Almançora, no Egito, e autor principal do estudo publicado, a 25 de agosto, na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Os restos fósseis do P. anubis tinham sido descobertos em 2008, durante uma expedição na Depressão Fayum, uma zona naquele país famosa pelos fósseis da vida marinha que datam do Eoceno (entre há 56 milhões e 33,9 milhões de anos).

Ao analisar alguns dos restos mortais deste espécime, que tinha 600 quilos, a equipa descobriu que é a baleia mais antiga (ou mais “primitiva”) de África, de um grupo de baleias semiaquáticas conhecido como Protocetidae.

Mas a P. anubis não foi a única baleia do Eoceno descoberta no Egito. Os seus fósseis vieram da mesma zona onde, anteriormente, também foram encontrados fósseis de uma Rayanistes afer, uma das primeiras baleias aquáticas.

Esta descoberta sugere que ambas viveram na mesma época e no mesmo lugar, mas provavelmente ocuparam nichos diferentes. É até possível que a P. anubis tenha caçado crias da R. afer, tornando o seu novo nome ainda mais apropriado, concluiu Gohar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …