Nova espécie de abelha encontrada nas planícies de Israel. Traz nova esperança aos polinizadores

Nahal Alexander

Lasioglossum dorchini

Como se sabe, os polinizadores têm um papel muito importante em questões alimentares, porém estas populações têm vindo a desaparecer. Agora, um grupo de investigadores israelitas descobriu uma nova espécie de abelha.

Apesar da polinização de culturas depender principalmente de colónias de abelhas domésticas, também os polinizadores selvagens foram considerados muito eficazes neste processo, sendo que contribuem muitas vezes para serviços de polinização em sistemas naturais e agrícolas.

Entre os polinizadores selvagens, as abelhas nativas são o grupo mais importante. Neste sentido, e reconhecendo a sua importância, os investigadores israelitas ficaram entusiasmados com a descoberta de uma nova espécie de abelha na região da planície costeira, sobretudo numa altura em que se preocupam com a diminuição nas populações de polinizadores, principalmente de abelhas, em várias partes do mundo.

Em resposta a esta redução, os biólogos resolveram pôr mãos à obra e sugeriram a preservação e restauração do habitat como uma das principais ferramentas na proteção dos polinizadores e da biodiversidade como um todo.

Durante o processo de pesquisa sobre como conservar esses habitats em Israel, os investigadores acabaram por descobrir uma espécie de abelha selvagem até então desconhecida. No estudo, publicado no Belgian Journal of Entomology em novembro de 2020, a equipa sublinha o impacto das atividades de restauração de um ecossistema de areia ameaçado ao longo das planícies costeiras de Israel.

Yael Mandelik e a sua equipa, passaram os últimos cinco anos a estudar o efeito dessas atividades e, especificamente, como estas afetam a população local de abelhas.

Através do uso de uma variedade de métodos clássicos para o levantamento de insetos e plantas, a equipa encontrou motivos para ter esperança na mudança gradual após as ações de restauração.

“Observamos mudanças nas comunidades de abelhas e na disponibilidade de alimentos e recursos de nidificação nos habitats restaurados. Em geral, podemos ver que os esforços de restauração têm efeitos positivos nas abelhas”, explicou a Karmit Levy, outra autora do estudo.

Em paralelo a estas descobertas, os especialistas registaram então uma outra ainda mais emocionante: uma nova espécie de abelha que nunca havia sido registada, que se acredita ser exclusiva das dunas de areia encontradas nas planícies costeiras de Israel, diz o Phys.

O nome escolhido para a espécie foi Lasioglossum dorchini em homenagem ao investigador de abelhas israelita Achik Dorchin.

“Além do entusiasmo profissional de descobrir uma nova espécie que antes era desconhecida da ciência, esta descoberta tem um valor de aplicação mais amplo para nos ajudar a entender melhor as comunidades de abelhas, os seus requisitos de habitat e os serviços de polinização que podem fornecer”, explicou o professor Mandelik.

Ana Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …

Nova terapia genética tratou mieloma múltiplo em ratos

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova terapia genética que conseguiu tratar o mieloma múltiplo em ratos. Após duas semanas, os ratos já mostravam melhorias. O mieloma múltiplo é um cancro com origem nos plasmócitos da …

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …