Sabe escovar os dentes? Desconfiada das suas “habilidades”, uma startup francesa apresentou esta terça-feira, durante a CES 2014, um produto inovador que promete evitar que tenha que ir ao dentista tantas vezes para saber se os seus dentes estão saudáveis.
A Kolibree é uma “escova de dentes inteligente”, capaz de identificar quais as áreas da sua dentição que mais precisam de atenção e cuidados.
Equipada com sensores que monitorizam a escovagem, a Kolibree foi fabricada para ser “mais inteligente do que o seu dentista”, afirma o fabricante.
Após analisar os seus dentes, a escova envia todos os dados para o seu dispositivo móvel, como tablet ou smartphone com iOS ou Android, mostrando quais as melhorias que precisa fazer na dentição.
Outra função interessante da Kolibree é a capacidade de medir o tempo e a frequência que gasta a escovar cada dente, traçando um perfil mais detalhado de como escova os seus dentes. Mas, antes que os dentistas saiam em protesto contra a “escova do futuro”, a empresa garante que não pretende ameaçar os profissionais de saúde especializados em dentes.
“Kolibree não se propõe a resolver as doenças periodontais nem a livrar de cáries e gengivites”, admitiu a empresa em comunicado. “Quanto melhor cuidar dos dentes, mais poderá e vai evitará problemas sérios”, alertou a startup.
A Kolibree custa entre os 73 € e os 149 €, dependendo do modelo.
AP, ZAP