Cientistas desenvolvem nova classe de antibióticos contra bactérias resistentes

Uma equipa de cientistas do Wistar Institute, nos Estados Unidos, descobriu uma nova classe de compostos que combina a morte de bactérias resistentes com medicamentos com uma resposta imune rápida e simultânea para combater a resistência antimicrobiana.

Segundo o Science Daily, a nova classe de antibióticos contra bactérias resistentes atua de forma dupla: tanto visa os microrganismos como ativa as defesa imunológicas. Os novos antibióticos interferem num processo metabólico comum em diferentes tipos de bactérias patogénicas e necessário à sua sobrevivência.

“Adotamos uma estratégia criativa e dupla para desenvolver novas moléculas que podem matar infeções difíceis de tratar enquanto aumentam a resposta imune natural do hospedeiro”, explicou Farokh Dotiwala, do Vaccine & Immunotherapy Center e principal autor do artigo que identifica a nova geração de antimicrobianos denominados imunobióticos de dupla ação (DAIAs).

“Concluímos que aproveitar o sistema imunológico para atacar bactérias simultaneamente em duas frentes diferentes torna difícil que desenvolvam resistência”, disse Dotiwala.

Com a ajuda de modelos de computador, os cientistas analisaram milhões de moléculas para encontrar as mais eficazes no bloqueio de uma enzima específica do metabolismo bacteriano – a IspH. Depois, fizeram uma versão modificada em laboratório, capaz de penetrar a parede celular dos microrganismos.

Os investigadores salvaguardam que, dada a ampla presença de IspH no mundo bacteriano, esta abordagem pode ter como alvo uma ampla gama de bactérias.

Os inibidores de IspH estimularam o sistema imunológico com mais atividade e especificidade de eliminação de bactérias resistentes do que os atuais melhores antibióticos da classe, quando testados in vitro. Em modelos pré-clínicos de infecção bacteriana gram-negativa, os efeitos bactericidas dos inibidores IspH superaram os antibióticos tradicionais.

“Acreditamos que esta estratégia inovadora da DAIA pode representar um marco na luta mundial contra a resistência antimicrobiana, criando uma sinergia entre a capacidade de morte direta dos antibióticos e o poder natural do sistema imunológico”, disse Dotiwala. O artigo científico foi publicado no dia 23 de dezembro na Nature.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão. Madrasta condenada a 18 anos e 9 meses

O pai da criança que foi encontrada morta, em maio do ano passado, em Peniche, foi condenado a 25 anos de prisão. A madrasta foi condenada a 18 anos e nove meses. De acordo com o …

Luís Correia deixa PS. Vai recandidatar-se a Castelo Branco como independente

O ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, deixou o PS e vai recandidatar-se como independente à presidência da autarquia este ano. De acordo com o jornal Público, o ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, …

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …

Cabrita vai explicar contrato do SIRESP ao Parlamento

O Parlamento vai ouvir o ministro da Administração Interna para explicar o problema da rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, cujo contrato termina ainda este ano. A audição de Eduardo Cabrita foi aprovada por …

Falha de luz estraga 2400 vacinas em Famalicão. Almirante desvaloriza e Graça Freitas prevê "abundância"

Uma falha de energia eléctrica no Centro de Vacinação de São Cosme, em Famalicão, no distrito de Barcelos, levou à inutilização de 2400 vacinas. Um incidente que compromete a administração de doses no concelho numa …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …