Cientistas desenvolvem nova classe de antibióticos contra bactérias resistentes

Uma equipa de cientistas do Wistar Institute, nos Estados Unidos, descobriu uma nova classe de compostos que combina a morte de bactérias resistentes com medicamentos com uma resposta imune rápida e simultânea para combater a resistência antimicrobiana.

Segundo o Science Daily, a nova classe de antibióticos contra bactérias resistentes atua de forma dupla: tanto visa os microrganismos como ativa as defesa imunológicas. Os novos antibióticos interferem num processo metabólico comum em diferentes tipos de bactérias patogénicas e necessário à sua sobrevivência.

“Adotamos uma estratégia criativa e dupla para desenvolver novas moléculas que podem matar infeções difíceis de tratar enquanto aumentam a resposta imune natural do hospedeiro”, explicou Farokh Dotiwala, do Vaccine & Immunotherapy Center e principal autor do artigo que identifica a nova geração de antimicrobianos denominados imunobióticos de dupla ação (DAIAs).

“Concluímos que aproveitar o sistema imunológico para atacar bactérias simultaneamente em duas frentes diferentes torna difícil que desenvolvam resistência”, disse Dotiwala.

Com a ajuda de modelos de computador, os cientistas analisaram milhões de moléculas para encontrar as mais eficazes no bloqueio de uma enzima específica do metabolismo bacteriano – a IspH. Depois, fizeram uma versão modificada em laboratório, capaz de penetrar a parede celular dos microrganismos.

Os investigadores salvaguardam que, dada a ampla presença de IspH no mundo bacteriano, esta abordagem pode ter como alvo uma ampla gama de bactérias.

Os inibidores de IspH estimularam o sistema imunológico com mais atividade e especificidade de eliminação de bactérias resistentes do que os atuais melhores antibióticos da classe, quando testados in vitro. Em modelos pré-clínicos de infecção bacteriana gram-negativa, os efeitos bactericidas dos inibidores IspH superaram os antibióticos tradicionais.

“Acreditamos que esta estratégia inovadora da DAIA pode representar um marco na luta mundial contra a resistência antimicrobiana, criando uma sinergia entre a capacidade de morte direta dos antibióticos e o poder natural do sistema imunológico”, disse Dotiwala. O artigo científico foi publicado no dia 23 de dezembro na Nature.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …