Nota artística: baile luso no 22

Antes de o 22 de Junho voltar a ser data em destaque neste espaço, o destaque chamou-se corona. Novamente. Não o mexicano do Porto mas o vírus que deu para o torto. Deu para o torto para Manafá, Fábio Vieira, Cláudio Ramos e Carraça. Todos infetados. Todos portugueses. Houve baile luso e ninguém me convidou?

Que calor. 2 graus em Famalicão, quando o jogo começou.

Nos dois encontros anteriores entre estas duas equipas, o FC Porto perdeu.

Estes dois são os dois conjuntos que, até agora, conseguiram travar o líder do campeonato. Só eles dois é que sabem travar os de Alvalade.

Dois tinham sido também os golos apontados pelos dois maiores rivais do Futebol Clube do Porto, pouco antes: 2-0 do Sporting na Madeira e depois 2-0 do Benfica na Luz.

Cheio de luz deve andar Taremi. Ainda dentro do primeiro quarto de hora o homem do Irão voltou a marcar.

A festa visitante não durou muito porque o Robert, de grande penalidade, quis juntar-se ao baile.

Bom, 2-0 não vai ficar.

1-1 também não vai ficar. Pouco depois, o inteligente Taremi foi travado pelo pouco inteligente Vaná. Sérgio Oliveira, novo penálti, novo golo.

Uma primeira parte com três golos e quase nenhuma oportunidade. Dois desses golos de grande penalidade, pois. Lá está o dois.

Dois golos de vantagem conseguiu de novo o campeão, graças a dois golos de Taremi. Bis do finalizador. Bem tinham avisado que este jogador justificava níveis mais altos do que o Rio Ave. Esse aviso surgiu na época passada, pela voz de um conjunto de carvalhos minhoto.

Pouco, muito pouco se viu de uma equipa que estava a perder em casa. Apesar de Marchesín ter aparecido, e bem, na reta final do duelo. Mas pedia-se mais aos anfitriões.

Para quem gosta de ver equipas mais modestas a jogar bom futebol, olhar para este Famalicão deve ser uma desilusão. Lembrando o que se viu na temporada passada, obviamente. Nem parece a mesma equipa.

Pois…não é a mesma equipa: dos 16 atletas que alinharam neste jogo, há sete meses nenhum esteve em campo na vitória sobre os portistas.

Do outro lado, o controlo foi tal que até deu para controlar o plantel, enquanto se pensava já na receção aos amigos da Luz. E um dos novatos marcou um belo golo. Foi o João, que tem um homónimo mais a Sul.

Quatro. Terminou. Novamente lugar dois para o campeão. Igualado com o próximo adversário no campeonato, que é lugar três por causa dos golos.

E possivelmente 2 graus abaixo de zero no final do jogo. Futebol é modalidade de inverno. No verão, estabeleceram os ingleses, joga-se críquete.

 

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …