Norueguês investe milhões para refutar darwinismo

Einar Rasmussen, um dos homens mais ricos da Noruega, não acredita na Evolução e investe dinheiro para refutar a Teoria da Evolução de Darwin.

Um dos noruegueses mais ricos do país, Einar Rasmussen, alocou mais de um milhão e 300 mil euros na recém-criada BioCosmos, uma organização de fundo religioso que tem como objetivo refutar a Teoria da Evolução de Darwin.

A fundação está empenhada em propagar a teoria, ainda não provada pela Ciência, de “design inteligente“, que parte do pressuposto de que a natureza tem um carácter tão harmonioso que a Evolução não poderia ter ocorrido aleatoriamente, como Darwin teorizou.

Para os entusiastas desta ideia, a Evolução seria o resultado de uma qualquer “engenharia” – e Einar Rasmussen concorda. De acordo com o milionário de 81 anos, formado em engenharia naval e herdeiro de uma companhia de transportes fundada pelo seu pai, esta é a teoria que deveria ser ensinada nas escolas norueguesas.

“O meu desejo é fazer com que estas investigações modernas venham ao conhecimento do público geral. Esta teoria vai contra Darwin em pontos muito importantes”, afirmou Rasmussen, a um canal de televisão norueguês, citado pela Sputnik News. “A microevolução é algo que ocorre na natureza. No entanto, não observamos nenhum grande salto evolutivo, esse fenómeno não está documentado”, sustentou.

Apesar das suas alegações de que sua fundação se baseia na Ciência, o milionário é alvo de críticas tanto de cientistas, como de políticos. Glenn-Peter Satre, professor de Biologia Evolutiva na Universidade de Oslo e autor do livro “Genética Evolutiva”, publicado pela Oxford University Press, condenou a BioCosmos por determinar as crianças como público-alvo.

A fundação, que tem carácter religioso, é também posta em causa pelo teólogo Martin Jakobsen, da Faculdade de Teologia Ansgar, em Kristiansand. “A ideia é mostrar que não há conflito entre a Ciência e a Fé, mas o que acaba por acontecer é a confirmação da ideia preconceituosa de que as pessoas religiosas são céticas em relação à Ciência e às novas ideias”, disse Jakobsen.

Por esse motivo, classificou este projeto como uma “versão moderna do criacionismo norte-americano”.

Vários políticos noruegueses também expressaram as suas críticas e preocupações em relação ao investimento do milionário na organização. O trabalhista Torstein Tvedt Solbert classificou a ideia de “design inteligente” de “ambígua”, frisando que é “completamente errado” que pessoas ricas “gastem dinheiro para comprar o acesso às salas de aulas norueguesas”. 

Esta notícia também ecoou nas redes sociais, com vários internautas a considerar que o dinheiro deveria ter sido aplicado de forma mais inteligente – por exemplo, em investigações sobre o tratamento para o cancro.

A Teoria da Evolução, formulada pelo biólogo inglês Charles Darwin, explica por que motivo os organismos mudam de forma ao longo do tempo. O principal argumento de Darwin é a ação da seleção natural e da mutação aleatória. De acordo com o biólogo, a Evolução é fruto da relação entre variação, hereditariedade e luta pela sobrevivência.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Religiões… não esperava uma palermice destas na Noruega, mas fica a prova que, mesmo sendo milionário, não dá para comprar bom senso…
    Também pode estar com algum problema mental devido à idade..

  2. Não sabe o que fazer ao dinheiro, gasta-o em palermices. Estará no seu direito mas que tem falta de imaginação e sensibilidade, isso tem!

  3. Aplaudo este senhor que dispende de muito do seu dinheiro para investigar a teoria da evolução que tem várias falhas que quase ninguém parece ter coragem para investigar.

RESPONDER

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …