Norueguês investe milhões para refutar darwinismo

Einar Rasmussen, um dos homens mais ricos da Noruega, não acredita na Evolução e investe dinheiro para refutar a Teoria da Evolução de Darwin.

Um dos noruegueses mais ricos do país, Einar Rasmussen, alocou mais de um milhão e 300 mil euros na recém-criada BioCosmos, uma organização de fundo religioso que tem como objetivo refutar a Teoria da Evolução de Darwin.

A fundação está empenhada em propagar a teoria, ainda não provada pela Ciência, de “design inteligente“, que parte do pressuposto de que a natureza tem um carácter tão harmonioso que a Evolução não poderia ter ocorrido aleatoriamente, como Darwin teorizou.



Para os entusiastas desta ideia, a Evolução seria o resultado de uma qualquer “engenharia” – e Einar Rasmussen concorda. De acordo com o milionário de 81 anos, formado em engenharia naval e herdeiro de uma companhia de transportes fundada pelo seu pai, esta é a teoria que deveria ser ensinada nas escolas norueguesas.

“O meu desejo é fazer com que estas investigações modernas venham ao conhecimento do público geral. Esta teoria vai contra Darwin em pontos muito importantes”, afirmou Rasmussen, a um canal de televisão norueguês, citado pela Sputnik News. “A microevolução é algo que ocorre na natureza. No entanto, não observamos nenhum grande salto evolutivo, esse fenómeno não está documentado”, sustentou.

Apesar das suas alegações de que sua fundação se baseia na Ciência, o milionário é alvo de críticas tanto de cientistas, como de políticos. Glenn-Peter Satre, professor de Biologia Evolutiva na Universidade de Oslo e autor do livro “Genética Evolutiva”, publicado pela Oxford University Press, condenou a BioCosmos por determinar as crianças como público-alvo.

A fundação, que tem carácter religioso, é também posta em causa pelo teólogo Martin Jakobsen, da Faculdade de Teologia Ansgar, em Kristiansand. “A ideia é mostrar que não há conflito entre a Ciência e a Fé, mas o que acaba por acontecer é a confirmação da ideia preconceituosa de que as pessoas religiosas são céticas em relação à Ciência e às novas ideias”, disse Jakobsen.

Por esse motivo, classificou este projeto como uma “versão moderna do criacionismo norte-americano”.

Vários políticos noruegueses também expressaram as suas críticas e preocupações em relação ao investimento do milionário na organização. O trabalhista Torstein Tvedt Solbert classificou a ideia de “design inteligente” de “ambígua”, frisando que é “completamente errado” que pessoas ricas “gastem dinheiro para comprar o acesso às salas de aulas norueguesas”. 

Esta notícia também ecoou nas redes sociais, com vários internautas a considerar que o dinheiro deveria ter sido aplicado de forma mais inteligente – por exemplo, em investigações sobre o tratamento para o cancro.

A Teoria da Evolução, formulada pelo biólogo inglês Charles Darwin, explica por que motivo os organismos mudam de forma ao longo do tempo. O principal argumento de Darwin é a ação da seleção natural e da mutação aleatória. De acordo com o biólogo, a Evolução é fruto da relação entre variação, hereditariedade e luta pela sobrevivência.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Religiões… não esperava uma palermice destas na Noruega, mas fica a prova que, mesmo sendo milionário, não dá para comprar bom senso…
    Também pode estar com algum problema mental devido à idade..

  2. Não sabe o que fazer ao dinheiro, gasta-o em palermices. Estará no seu direito mas que tem falta de imaginação e sensibilidade, isso tem!

  3. Aplaudo este senhor que dispende de muito do seu dinheiro para investigar a teoria da evolução que tem várias falhas que quase ninguém parece ter coragem para investigar.

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …