Noruega proíbe venda de álcool para tentar conter a variante Ómicron

O país nórdico teme que a variante Ómicron se torne dominante nos próximos dias. As forças armadas vão também ajudar no plano de vacinação com doses de reforço e a quarentena vai ser alargada.

A Noruega vai proibir a venda de álcool em bares e restaurantes, impor regras mais restritas nas escolas e acelerar o processo de vacinação como parte do esforço para controlar o contágio da variante Ómicron, avançou o governo na segunda-feira.

“Para muitos isto vai ser como um confinamento, se não da sociedade, então das suas vidas e sustento. A situação é séria. O contágio da infeção é demasiado alto e temos de tomar ações para limitar este desenvolvimento. A Ómicron muda as regras”, anunciou o primeiro-ministro Jonas Gahr Stoere numa conferência de imprensa citada pela Reuters.

A vacinação vai também ser acelerada com doses de reforço, com as forças armadas a apoiar as farmácias na campanha de imunização. A quarentena vai também ser aplicada de forma mais generalizada.

O país nórdico está a bater recordes de novas infeções e internamentos, em parte devido à nova variante Ómicron. Numa avaliação do risco publicada na segunda-feira, o Instituto de Saúde Pública da Noruega recomendou ao governo que tomasse medidas rapidamente.

“Uma falta de ação agora pode levar a grandes consequências negativas para a sociedade, não só para os serviços de saúde e municípios”, afirmou o Instituto, que prevê que possam haver entre 90 mil e 300 mil novos casos de covid-19 diariamente no início de Janeiro, num país com 5.4 milhões de pessoas.

A 7 de Dezembro, o governo norueguês também introduziu um limite ao número de visitantes permitidos em residências privadas e encurtou os horários em que os bares e restaurantes podem servir álcool.

“A situação preocupa-nos mais do que anteriormente”, afirmou Line Vold, chefe do controlo de infeção e da preparação para emergências do Instituto de Saúde Pública à televisão pública NRK. “Pensamos que a Ómicron vai ser a variante dominante nos próximos dias. Precisamos de introduzir mais restrições”.

O jornal VG avança também que podem ser anunciadas mais medidas de contenção da pandemia na segunda-feira.

As novas restrições podem também levantar dúvidas sobre o plano do banco central de aumentar as taxas de juro no final desta semana, visto que a moeda norueguesa, a coroa, desvalorizou 0,9% durante o dia do anúncio das novas medidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.