Noruega: coligação em risco devido ao regresso de jovem que casou com membros do Daesh

(cv)

Uma norueguesa, hoje com 29 anos, partiu de Oslo para a Síria, em 2013, onde casou com dois membros do Estado Islâmico, mortos em combate, dos quais teve dois filhos. Este fim de semana viu autorizado o seu regresso ao país de origem, o que originou um debate interno e ameaça criar uma crise política no Governo.

Segundo noticiou o Observador, antes de partir para a Síria, a mulher – criada no seio de uma família norueguesa/paquistanesa e agora mãe de um rapaz de cinco anos e de uma rapariga de três -, jogava futebol e frequentava a universidade.

Devido à estado de saúde de um dos seus filhos, recebeu a autorização para voltar para a Noruega, o que pode levar a uma crise política no Governo, com o Partido do Progresso (uma formação de tendência xenófoba) a discordar do seu regresso, por se tratar de uma “terrorista” e estar acusada de crimes puníveis até seis anos de prisão, informou a Reuters.

Por motivos de “segurança nacional”, a jovem encontra-se detida até ser presente a tribunal. As crianças estão a ser vigiadas no Hospital de Oslo.

“Ela detesta tudo o que nós representamos. Fez parte de uma organização extremista que espalhou o terror com decapitações, execuções em massa, sequestros e violações. Não queremos cá pessoas destas nem queremos que as autoridades norueguesas gastem recursos com ela”, assumiu Jon Engen-Helgheim, porta-voz do partido de extrema-direita.

Já a primeira-ministra da Noruega e líder do Partido Conservador, Erna Solberg, salientou o facto de a criança doente precisar de “receber tratamento médico na Noruega”, numa reação claramente oposta à do Partido do Progresso, notou o Observador.

Entretanto, a ministra das Finanças, Siv Jensen, renunciou ao cargo e fez saber que concorda com os cuidados médicos oferecidos à criança, mas não com o apoio aos adultos com ligações a grupos extremistas. Erna Solberg, por sua vez, vai continuar a liderar o novo governo minoritário.

O advogado da jovem, Nils Christian Nordhus, admitiu que a mesma está disponível para colaborar com as autoridades e que nega todas as acusações relacionadas com terrorismo.

“Esta mulher quer lidar com o que fez no passado. Cabe aos procuradores provar a sua participação em ações terroristas ou de combate. A verdade é que este caso se resume ao facto de ela ter estado na Síria e ter conhecido pessoas que estavam envolvidas em organizações terroristas”, indicou.

Estima-se que 12 mil estrangeiros continuem detidos em campos de refugiados sírios, incluindo 8700 crianças de mais de 40 nacionalidades, segundo dados da associação internacional Save the Children.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então o médio oriente não serve para estes insurgidos?
    O ocidente é o inimigo até precisarem de tecnologia, medecina, liberdade e comida!

    Belos hipócritas, que nos odeiam mas não querem viver noutro sitio que não no nosso tão perfeito inferno ocidental!

  2. É o grande dilema : ” O que fazer dos Nacionais que abraçaram causas terroristas, Islâmicas ou outras” , e que recorrem a ajuda dos “Infiéis” quando se vem a rasca ???……… Propostas não faltam de certeza !.. Por mim é Prisão perpétua por actos e apoio a grupos terroristas, que matam indiscriminadamente pessoas com a maior frieza !

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …