Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Mário Cruz / Lusa

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post.

Tal como conta o diário dos Estados Unidos, foi em 1897 que tudo aconteceu. Mark Denny, que na altura tinha 17 anos, foi um dos quatro homens acusados ​​de roubar um Burger King em Brooklyn, em Nova Iorque, e de violar uma mulher de 18 anos que trabalhava no estacionamento da cadeia de fast food. 

Apesar de sempre ter alegado inocência, Denny acabou por ser condenado em 1989 a 57 anos de prisão por violação, sodomia, roubo e coerção.

Anos mais tarde, o Projeto Inocência – uma organização que visa libertar pessoas injustamente condenadas e reformar o sistema de justiça criminal – pegou no caso do norte-americano. Em 2017, o Denny foi considerando inocente depois de uma investigação comprovar que o norte-americano não estava no estabelecimento na noite do crime e, por isso, não poderia estar relacionado com o crime.

Numa notificação enviada às autoridades de Nova Iorque, Denny diz ter sido “atacado e incriminado” pelos polícias que investigaram o caso. O homem acusou mesmo os agentes de fabricarem provas e de não confirmarem o seu álibi, recusando-se “intencionalmente a investigar outras pistas óbvias, como testes imediatos de raspagem de cabelos e unhas”.

O homem disse ainda que os investigadores fizeram “sugestões diretas para induzir” a vítima da violação, cujos olhos foram cobertos durante parte do ataque, a identificá-lo como o autor do crime.

Agora, Denny, que chegou a um acordo com a cidade de Nova Iorque, vai receber mais de 10 milhões de dólares por ter sido condenado por um crime que não cometeu. Caso o acordo não fosse selado, a justiça da cidade arriscava uma potencial ação judicial de 50 milhões de euros, de acordo com o mesmo diário norte-americano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …