Nobel da Literatura não vai ser entregue este ano

Frankie Fouganthin / Flickr

Sara Danius renunciou ao cargo de secretária permanente da Academia Sueca e foi substituída por Anders Olsson

A Academia Sueca anunciou esta sexta-feira que não entregará o Nobel da Literatura em 2018. A decisão surge na sequência de um escândalo sexual.

A Academia Sueca não vai entregar o Nobel da Literatura este ano. O prémio relativo a 2018 será atribuído em 2019, em paralelo com o escritor que será distinguido no próximo ano. “A decisão foi tomada porque a Academia sente-se atualmente diminuída e com a confiança do público reduzida”, refere o comunicado da Academia Sueca.

Em causa estão acusações de assédio sexual e fugas de informação contra o marido de uma escritora que até há pouco tempo integrava a Academia Sueca.

As denúncias destes casos levaram à saída de cinco membros do júri, deixando assim de haver pessoas suficientes para avaliar e decidir o nome a atribuir o prémio. Segundo o Observador, a Fundação Nobel já tinha anunciado que o adiamento era uma possibilidade.

Na mensagem, os responsáveis da instituição explicam que “uma das circunstâncias que pode justificar uma exceção acontece quando uma instituição que atribui distinções é atingida por algo tão grave que pode minar a sua credibilidade“.

Esta situação está a ser encarada como uma “crise na Academia Sueca que afetou significativamente o prémio Nobel”. Ainda assim, a Literatura será a única categoria a ser alvo desta decisão, pelo que as restantes distinções serão entregues, como previsto, este ano.

O presidente da Fundação Nobel, Carl-Henrik Heldin, expressou o seu apoio à decisão, adiantanto que a Academia Sueca “irá esforçar-se para restaurar a credibilidade da instituição” e comunicar as medidas que serão tomadas.

“Também assumimos que todos os membros da Academia que percebam quer os esforços de reforma quer a futura estrutura organizacional se devem caracterizar por uma maior abertura em relação ao mundo exterior”, lê-se ainda no comunicado.

O Nobel da Literatura não foi atribuído sete vezes: em 1914, 1918 e 1935, e ainda de 1940 a 1943, por divergências políticas e pela alegada mediocridade dos candidatos. Em cinco dessas sete vezes, o Nobel foi adiado também para o ano seguinte.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …