/

Nobel da Literatura não vai ser entregue este ano

1

Frankie Fouganthin / Flickr

Sara Danius renunciou ao cargo de secretária permanente da Academia Sueca e foi substituída por Anders Olsson

A Academia Sueca anunciou esta sexta-feira que não entregará o Nobel da Literatura em 2018. A decisão surge na sequência de um escândalo sexual.

A Academia Sueca não vai entregar o Nobel da Literatura este ano. O prémio relativo a 2018 será atribuído em 2019, em paralelo com o escritor que será distinguido no próximo ano. “A decisão foi tomada porque a Academia sente-se atualmente diminuída e com a confiança do público reduzida”, refere o comunicado da Academia Sueca.

Em causa estão acusações de assédio sexual e fugas de informação contra o marido de uma escritora que até há pouco tempo integrava a Academia Sueca.

As denúncias destes casos levaram à saída de cinco membros do júri, deixando assim de haver pessoas suficientes para avaliar e decidir o nome a atribuir o prémio. Segundo o Observador, a Fundação Nobel já tinha anunciado que o adiamento era uma possibilidade.

Na mensagem, os responsáveis da instituição explicam que “uma das circunstâncias que pode justificar uma exceção acontece quando uma instituição que atribui distinções é atingida por algo tão grave que pode minar a sua credibilidade“.

Esta situação está a ser encarada como uma “crise na Academia Sueca que afetou significativamente o prémio Nobel”. Ainda assim, a Literatura será a única categoria a ser alvo desta decisão, pelo que as restantes distinções serão entregues, como previsto, este ano.

O presidente da Fundação Nobel, Carl-Henrik Heldin, expressou o seu apoio à decisão, adiantanto que a Academia Sueca “irá esforçar-se para restaurar a credibilidade da instituição” e comunicar as medidas que serão tomadas.

“Também assumimos que todos os membros da Academia que percebam quer os esforços de reforma quer a futura estrutura organizacional se devem caracterizar por uma maior abertura em relação ao mundo exterior”, lê-se ainda no comunicado.

O Nobel da Literatura não foi atribuído sete vezes: em 1914, 1918 e 1935, e ainda de 1940 a 1943, por divergências políticas e pela alegada mediocridade dos candidatos. Em cinco dessas sete vezes, o Nobel foi adiado também para o ano seguinte.

  ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE