Nobel da Literatura não vai ser entregue este ano

Frankie Fouganthin / Flickr

Sara Danius renunciou ao cargo de secretária permanente da Academia Sueca e foi substituída por Anders Olsson

A Academia Sueca anunciou esta sexta-feira que não entregará o Nobel da Literatura em 2018. A decisão surge na sequência de um escândalo sexual.

A Academia Sueca não vai entregar o Nobel da Literatura este ano. O prémio relativo a 2018 será atribuído em 2019, em paralelo com o escritor que será distinguido no próximo ano. “A decisão foi tomada porque a Academia sente-se atualmente diminuída e com a confiança do público reduzida”, refere o comunicado da Academia Sueca.

Em causa estão acusações de assédio sexual e fugas de informação contra o marido de uma escritora que até há pouco tempo integrava a Academia Sueca.

As denúncias destes casos levaram à saída de cinco membros do júri, deixando assim de haver pessoas suficientes para avaliar e decidir o nome a atribuir o prémio. Segundo o Observador, a Fundação Nobel já tinha anunciado que o adiamento era uma possibilidade.

Na mensagem, os responsáveis da instituição explicam que “uma das circunstâncias que pode justificar uma exceção acontece quando uma instituição que atribui distinções é atingida por algo tão grave que pode minar a sua credibilidade“.

Esta situação está a ser encarada como uma “crise na Academia Sueca que afetou significativamente o prémio Nobel”. Ainda assim, a Literatura será a única categoria a ser alvo desta decisão, pelo que as restantes distinções serão entregues, como previsto, este ano.

O presidente da Fundação Nobel, Carl-Henrik Heldin, expressou o seu apoio à decisão, adiantanto que a Academia Sueca “irá esforçar-se para restaurar a credibilidade da instituição” e comunicar as medidas que serão tomadas.

“Também assumimos que todos os membros da Academia que percebam quer os esforços de reforma quer a futura estrutura organizacional se devem caracterizar por uma maior abertura em relação ao mundo exterior”, lê-se ainda no comunicado.

O Nobel da Literatura não foi atribuído sete vezes: em 1914, 1918 e 1935, e ainda de 1940 a 1943, por divergências políticas e pela alegada mediocridade dos candidatos. Em cinco dessas sete vezes, o Nobel foi adiado também para o ano seguinte.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …