/

Noah nasceu com 2% do cérebro. Em 6 anos, desenvolveu-o até 80%

(dr) baycrest.org

Resultados de uma Ressonância Magnética Nuclear ao cérebro de um doente com Alzheimer

Noah nasceu com apenas 2% do seu cérebro desenvolvido. Aos três anos, e contra todas as expectativas das equipas médicas, o cérebro da criança britânica cresceu até 80% do tamanho normal do órgão.

Segundo relata o diário britânico The Sun, Rob e Shelley Wall, os pais da criança, foram várias vezes aconselhados a interrompe a gravidez, uma vez que o feto só tinha 2% do cérebro desenvolvido.

Os especialistas sustentavam que havia poucas possibilidades da criança sobreviver porque tinha espinha bífida, uma malformação congénita que expõe a espinal medula. Apesar dos prognósticos, e contrariando as estatísticas, o cérebro de Noah atingiu 80% do tamanho normal quando este tinha três anos.

O casal insistiu em ter a criança, apesar de a equipa média advertir que a criança tinha uma grave doença e, por isso, seria incapaz de ver, falar, ouvir e comer. Para a tomada de decisão, Rob e Shelley consideram que foi fundamental serem “pais mais velhos”.

“Acredito que se esta hipótese fosse apresentada a pais mais novos, essas pessoas poderiam ter-se sentido pressionadas a aceitar [as recomendações médicas] (…) Porque somos pais mais velhos, conhecemos as nossas próprias mentes e somos pessoas positivas. Queríamos dar ao Noah a possibilidade de viver“, disse Rob.

Agora que tem seis anos, a criança pode fazer tudo o que os médicos disseram que não seria possível e muito mais: Noah senta-se sem ajuda, faz surf e quer aprender a andar e a esquiar. Os avanços na sua capacidade motora devem-se ao tratamento que faz num centro australiano, onde é tratado com um misto de fisioterapia e exercícios cognitivos.

Os médicos que inicialmente acompanharam Noah no Reino Unido admitem que a criança é muito corajosa e “extraordinária“. A família envia frequentemente à equipa médica fotografias e atualizações sobre o seu estado de saúde. Noah vai visitá-los no Natal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.