No domingo o relógio atrasa uma hora. Porquê?

Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

A hora muda este fim-de-semana para o horário de inverno. Às 2h da manhã do próximo domingo, em Portugal continental e na Madeira, terá que atrasar o seu relógio para a 1h. Nos Açores, a hora muda à 1h da manhã, sendo atrasada para a meia-noite.

A mudança de horário ocorre duas vezes por ano. A entrada do “horário de Inverno” ocorre sempre no último domingo do mês de Outubro. No último domingo de Março, os relógios adiantam uma hora para entrar no “horário de Verão”.

Porque muda a hora duas vezes por ano?

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45 e as 21h05. Em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10 e as 7h55.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronómica Real, tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o “relógio biológico das pessoas”, principalmente das mais velhas, com prejuízos para a saúde.

Mapa do Horário de Verão

Mapa do Horáro de Verão. (Paul Eggert / wikipedia)

  Regiões em que é usado o Horário de Verão

  Regiões em que o Horário de Verão já foi usado e posteriormente abolido

  Regiões em que nunca foi usado o Horário de Verão

AJB, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …