No domingo o relógio atrasa uma hora. Porquê?

Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

A hora muda este fim-de-semana para o horário de inverno. Às 2h da manhã do próximo domingo, em Portugal continental e na Madeira, terá que atrasar o seu relógio para a 1h. Nos Açores, a hora muda à 1h da manhã, sendo atrasada para a meia-noite.

A mudança de horário ocorre duas vezes por ano. A entrada do “horário de Inverno” ocorre sempre no último domingo do mês de Outubro. No último domingo de Março, os relógios adiantam uma hora para entrar no “horário de Verão”.

Porque muda a hora duas vezes por ano?

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45 e as 21h05. Em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10 e as 7h55.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronómica Real, tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o “relógio biológico das pessoas”, principalmente das mais velhas, com prejuízos para a saúde.

Mapa do Horário de Verão

Mapa do Horáro de Verão. (Paul Eggert / wikipedia)

  Regiões em que é usado o Horário de Verão

  Regiões em que o Horário de Verão já foi usado e posteriormente abolido

  Regiões em que nunca foi usado o Horário de Verão

AJB, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …