NIO e CATL criam a maior rede de troca de baterias do mundo

O fabricante de automóveis elétricos NIO e o principal fabricante de baterias CATL (ambos chineses) criaram uma parceria, com o objetivo de construir a maior e mais avançada rede de serviços de troca de baterias do mundo.

Os fabricantes de elétricos trabalham incessantemente para reduzir o tempo de recarga das suas baterias. A mais recente foi a BYD, que, na semana passada, anunciou carregadores ultrarrápidos capazes de carregar elétricos em 5 minutos.

O progresso, neste campo, tem sido cada vez mais significativa. Mas há quem ache melhor a ideia de um carro poder encostar-se às boxes e trocar a bateria por uma recém-carregada.

É precisamente para isso que foram concebidas as Estações de Troca de Bateria da NIO. A primeira abriu na China em 2018. Basta os automóveis elétricos compatíveis da NIO entrarem na plataforma e um sistema automatizado trocas as baterias.

Como nota a New Atlas, a NIO tem mais de 3.000 Estações na China e já chegou a vários países europeus: Alemanha, França, Itália, Países Baixos e nórdicos.

A empresa espera ter mais de 4.000 estações a funcionar em todo o mundo até ao final deste ano.

Parceria entusiasmante com a CATL

Para tornar esta ideia ainda mais excitante, a NIO acaba de assinar uma parceria estratégica com o gigante das baterias CATL para “criar a maior e mais avançada rede de serviços de troca de baterias para veículos de passageiros do mundo”.

Segundo um comunicado conjunto das duas empresas, divulgado na semana passada, a CATL investiu cerca de 346 milhões de dólares na NIO Power, com a parceria a trabalhar para desenvolver e adotar normas nacionais de troca de baterias.

Para além de expandir as redes de troca, o comunicado detalha que a parceria pretende também estabelecer um “ciclo de vida completo que englobe a I&D de baterias, serviços de troca, gestão de ativos, reutilização/reciclagem de materiais, ajudando a reduzir custos e a melhorar a eficiência em toda a cadeia de valor dos veículos de energia nova, garantindo simultaneamente a segurança”.

“Com o apoio da CATL, a rede de troca da NIO estender-se-á a mais regiões e fornecerá melhores serviços”, disse o CEO e presidente da NIO, William Li.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.