/

Nike rescinde contrato com Manny Pacquiao devido a comentários homofóbicos

thedailysportsherald / Flickr

O pugilista filipino Manny Pacquiao

O pugilista filipino Manny Pacquiao

A marca desportiva norte-americana anunciou esta quinta-feira que colocou termo ao contrato promocional com o pugilista filipino depois dos comentários contra homossexuais.

Na sequência dos comentários do pugilista Manny Pacquiao contra os homossexuais, a marca norte-americana confirmou em comunicado que cancelou o patrocínio do atleta.

O filipino assumiu uma posição homofóbica numa entrevista na passada segunda-feira ao afirmar que os homossexuais são “piores do que os animais”.

“Veem animais a ter relações homossexuais? Os animais são melhores, sabem distinguir o masculino do feminino”, disse, quando questionado sobre o que pensava do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Se aprovamos [o sexo de] homens com homens e mulheres com mulheres, isso significa que o homem é pior que um animal”, afirmou.

A Nike considerou as declarações do pugilista como algo “abominável” e garantiu que se opõe “ferozmente à discriminação de qualquer tipo”.

“Deixámos de ter uma relação com Manny Pacquiao”, sentenciou a Nike, que colocou um ponto final aos mais de oito anos de promoção pelo filipino.

A empresa afirmou ainda ter “um longo historial de apoio e defesa da comunidade LGBT” (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero).

Na altura, as declarações do filipino desencadearam uma onda de indignação nas redes sociais, com inúmeras personalidades a criticarem a postura do pugilista.

Manny Pacquiao pediu desculpa mais tarde na sua conta no Facebook: “Peço perdão por ter causado danos às pessoas comparando os homossexuais a animais”, escreveu.

“Ainda sou contra o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo pelo que diz a Bíblia, mas não estou a condenar os LGBT”, acrescentou.

O filipino, que conquistou a admiração dos seus compatriotas ao tornar-se um dos melhores pugilistas da história, é candidato ao senado das Filipinas nas eleições previstas para maio, devendo ‘pendurar as luvas’ antes dessa data.

ZAP / Futebol365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.