Fisco espanhol imparável. Neymar investigado por fraude fiscal

A autoridade tributária espanhola está a investigar o brasileiro Neymar Jr. por alegada fraude fiscal. Atualmente a jogar no Paris Saint-Germain, Neymar esteve no Barcelona entre 2013 e 2017.

A investigação aberta a Neymar procura averiguar se o craque brasileiro incorreu em fraude fiscal, durante os tempos passados em Espanha, ao serviço do Barcelona. Em causa está o pagamento de um prémio de renovação com os catalães e a transferência para o PSG.

De acordo com o jornal El Mundo, o fisco espanhol pediu para que fossem revelados “os dados com transcendência tributária” do jogador brasileiro. O pedido foi imediatamente aceite pelo tribunal espanhol.

O fisco procura saber se os impostos do prémio de renovação recebido por Neymar, antes da transferência para o emblema da capital francesa, foram devidamente tributados. O prémio rondou os 64,4 milhões de euros brutos.

A transferência do internacional brasileiro para o PSG, no valor de 222 milhões de euros, estará também sob investigação. Esta que foi a transferência mais cara de sempre na história do futebol. Em 2013, o Barcelona pagou ao Santos “apenas” 88,2 milhões de euros.

A origem do processo judicial que levou à inspeção fiscal de Neymar remonta a agosto de 2017, quando o Barcelona se recusou pagar a segunda parte do prémio de renovação. O presidente dos catalães, Josep Maria Bartomeu, considerou que não seria feito o pagamento, uma vez que o jogador decidiu transferir-se para o PSG.

Bartomeu alega que o contrato, que unia as duas partes até 2021, foi violado unilateralmente pelo atacante, após a sua transferência. Neymar joga no Paris Saint-Germain há duas temporadas, onde leva, até ao momento, 48 golos em 53 jogos.

O Barcelona solicitou que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, declarasse no julgamento, e exigiu que fosse divulgado o contrato do jogador com o clube francês.

O salário de Neymar no PSG continua a ser um dos maiores segredos do futebol mundial. Especula-se que o valor se aproxima dos 40 milhões livres de impostos — o que o coloca no patamar de um dos jogadores mais bem pagos do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …