Fisco espanhol imparável. Neymar investigado por fraude fiscal

A autoridade tributária espanhola está a investigar o brasileiro Neymar Jr. por alegada fraude fiscal. Atualmente a jogar no Paris Saint-Germain, Neymar esteve no Barcelona entre 2013 e 2017.

A investigação aberta a Neymar procura averiguar se o craque brasileiro incorreu em fraude fiscal, durante os tempos passados em Espanha, ao serviço do Barcelona. Em causa está o pagamento de um prémio de renovação com os catalães e a transferência para o PSG.

De acordo com o jornal El Mundo, o fisco espanhol pediu para que fossem revelados “os dados com transcendência tributária” do jogador brasileiro. O pedido foi imediatamente aceite pelo tribunal espanhol.

O fisco procura saber se os impostos do prémio de renovação recebido por Neymar, antes da transferência para o emblema da capital francesa, foram devidamente tributados. O prémio rondou os 64,4 milhões de euros brutos.

A transferência do internacional brasileiro para o PSG, no valor de 222 milhões de euros, estará também sob investigação. Esta que foi a transferência mais cara de sempre na história do futebol. Em 2013, o Barcelona pagou ao Santos “apenas” 88,2 milhões de euros.

A origem do processo judicial que levou à inspeção fiscal de Neymar remonta a agosto de 2017, quando o Barcelona se recusou pagar a segunda parte do prémio de renovação. O presidente dos catalães, Josep Maria Bartomeu, considerou que não seria feito o pagamento, uma vez que o jogador decidiu transferir-se para o PSG.

Bartomeu alega que o contrato, que unia as duas partes até 2021, foi violado unilateralmente pelo atacante, após a sua transferência. Neymar joga no Paris Saint-Germain há duas temporadas, onde leva, até ao momento, 48 golos em 53 jogos.

O Barcelona solicitou que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, declarasse no julgamento, e exigiu que fosse divulgado o contrato do jogador com o clube francês.

O salário de Neymar no PSG continua a ser um dos maiores segredos do futebol mundial. Especula-se que o valor se aproxima dos 40 milhões livres de impostos — o que o coloca no patamar de um dos jogadores mais bem pagos do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …