/

Fisco espanhol imparável. Neymar investigado por fraude fiscal

A autoridade tributária espanhola está a investigar o brasileiro Neymar Jr. por alegada fraude fiscal. Atualmente a jogar no Paris Saint-Germain, Neymar esteve no Barcelona entre 2013 e 2017.

A investigação aberta a Neymar procura averiguar se o craque brasileiro incorreu em fraude fiscal, durante os tempos passados em Espanha, ao serviço do Barcelona. Em causa está o pagamento de um prémio de renovação com os catalães e a transferência para o PSG.

De acordo com o jornal El Mundo, o fisco espanhol pediu para que fossem revelados “os dados com transcendência tributária” do jogador brasileiro. O pedido foi imediatamente aceite pelo tribunal espanhol.

O fisco procura saber se os impostos do prémio de renovação recebido por Neymar, antes da transferência para o emblema da capital francesa, foram devidamente tributados. O prémio rondou os 64,4 milhões de euros brutos.

A transferência do internacional brasileiro para o PSG, no valor de 222 milhões de euros, estará também sob investigação. Esta que foi a transferência mais cara de sempre na história do futebol. Em 2013, o Barcelona pagou ao Santos “apenas” 88,2 milhões de euros.

A origem do processo judicial que levou à inspeção fiscal de Neymar remonta a agosto de 2017, quando o Barcelona se recusou pagar a segunda parte do prémio de renovação. O presidente dos catalães, Josep Maria Bartomeu, considerou que não seria feito o pagamento, uma vez que o jogador decidiu transferir-se para o PSG.

Bartomeu alega que o contrato, que unia as duas partes até 2021, foi violado unilateralmente pelo atacante, após a sua transferência. Neymar joga no Paris Saint-Germain há duas temporadas, onde leva, até ao momento, 48 golos em 53 jogos.

O Barcelona solicitou que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, declarasse no julgamento, e exigiu que fosse divulgado o contrato do jogador com o clube francês.

O salário de Neymar no PSG continua a ser um dos maiores segredos do futebol mundial. Especula-se que o valor se aproxima dos 40 milhões livres de impostos — o que o coloca no patamar de um dos jogadores mais bem pagos do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.