Neve mata 12, cancela voos e encerra autoestradas no Japão

Dr.Colossus / Flickr

-

As fortes tempestades de neve que afetam há alguns dias grande parte do Japão provocaram novos cancelamentos de voos em Tóquio, e condicionaram a circulação automóvel e ferroviária na capital e noutras regiões do país.

A companhia aérea All Nippon Airways anunciou hoje a suspensão de 29 voos nacionais, a maioria a partir e com destino do aeroporto de Haneda, enquanto a Japan Airlines cancelou outros cinco, informou a estação de televisão pública NHK.

Além disso, as autoridades encerraram total ou parcialmente o trânsito em várias autoestradas em Tóquio e arredores, e muitas rotas de comboio de alta velocidade Shinkansen sofreram cancelamentos e atrasos por causa da neve.

Os fortes nevões provocaram desde sexta-feira 12 mortos em sete municípios do país, segundo a agência local Kyodo, além de centenas de feridos devido a acidentes de automóvel ou outros incidentes causados por condições climatéricas adversas.

Na região de Kanto, que engloba Tóquio e arredores, a agência meteorológica estatal emitiu um alerta de possíveis deslizamentos de terra, depois de o temporal desta semana ter registado as maiores acumulações de neve em quase meio século.

Em Tóquio a neve atingiu no sábado 45 centímetros, o mesmo nível atingido no temporal há uma semana, e o mais elevado nos últimos 45 anos.

No fim de semana passado, a maior tempestade de neve em décadas na parte oriental do país cifrou-se em 13 mortos e 1.700 feridos, a maioria em acidentes de tráfego.

O mês de fevereiro é geralmente o mais frio na capital japonesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …