Neve mata 12, cancela voos e encerra autoestradas no Japão

Dr.Colossus / Flickr

-

As fortes tempestades de neve que afetam há alguns dias grande parte do Japão provocaram novos cancelamentos de voos em Tóquio, e condicionaram a circulação automóvel e ferroviária na capital e noutras regiões do país.

A companhia aérea All Nippon Airways anunciou hoje a suspensão de 29 voos nacionais, a maioria a partir e com destino do aeroporto de Haneda, enquanto a Japan Airlines cancelou outros cinco, informou a estação de televisão pública NHK.

Além disso, as autoridades encerraram total ou parcialmente o trânsito em várias autoestradas em Tóquio e arredores, e muitas rotas de comboio de alta velocidade Shinkansen sofreram cancelamentos e atrasos por causa da neve.

Os fortes nevões provocaram desde sexta-feira 12 mortos em sete municípios do país, segundo a agência local Kyodo, além de centenas de feridos devido a acidentes de automóvel ou outros incidentes causados por condições climatéricas adversas.

Na região de Kanto, que engloba Tóquio e arredores, a agência meteorológica estatal emitiu um alerta de possíveis deslizamentos de terra, depois de o temporal desta semana ter registado as maiores acumulações de neve em quase meio século.

Em Tóquio a neve atingiu no sábado 45 centímetros, o mesmo nível atingido no temporal há uma semana, e o mais elevado nos últimos 45 anos.

No fim de semana passado, a maior tempestade de neve em décadas na parte oriental do país cifrou-se em 13 mortos e 1.700 feridos, a maioria em acidentes de tráfego.

O mês de fevereiro é geralmente o mais frio na capital japonesa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.