Neve mata 12, cancela voos e encerra autoestradas no Japão

Dr.Colossus / Flickr

-

As fortes tempestades de neve que afetam há alguns dias grande parte do Japão provocaram novos cancelamentos de voos em Tóquio, e condicionaram a circulação automóvel e ferroviária na capital e noutras regiões do país.

A companhia aérea All Nippon Airways anunciou hoje a suspensão de 29 voos nacionais, a maioria a partir e com destino do aeroporto de Haneda, enquanto a Japan Airlines cancelou outros cinco, informou a estação de televisão pública NHK.

Além disso, as autoridades encerraram total ou parcialmente o trânsito em várias autoestradas em Tóquio e arredores, e muitas rotas de comboio de alta velocidade Shinkansen sofreram cancelamentos e atrasos por causa da neve.

Os fortes nevões provocaram desde sexta-feira 12 mortos em sete municípios do país, segundo a agência local Kyodo, além de centenas de feridos devido a acidentes de automóvel ou outros incidentes causados por condições climatéricas adversas.

Na região de Kanto, que engloba Tóquio e arredores, a agência meteorológica estatal emitiu um alerta de possíveis deslizamentos de terra, depois de o temporal desta semana ter registado as maiores acumulações de neve em quase meio século.

Em Tóquio a neve atingiu no sábado 45 centímetros, o mesmo nível atingido no temporal há uma semana, e o mais elevado nos últimos 45 anos.

No fim de semana passado, a maior tempestade de neve em décadas na parte oriental do país cifrou-se em 13 mortos e 1.700 feridos, a maioria em acidentes de tráfego.

O mês de fevereiro é geralmente o mais frio na capital japonesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …