Neve mata 12, cancela voos e encerra autoestradas no Japão

Dr.Colossus / Flickr

-

As fortes tempestades de neve que afetam há alguns dias grande parte do Japão provocaram novos cancelamentos de voos em Tóquio, e condicionaram a circulação automóvel e ferroviária na capital e noutras regiões do país.

A companhia aérea All Nippon Airways anunciou hoje a suspensão de 29 voos nacionais, a maioria a partir e com destino do aeroporto de Haneda, enquanto a Japan Airlines cancelou outros cinco, informou a estação de televisão pública NHK.

Além disso, as autoridades encerraram total ou parcialmente o trânsito em várias autoestradas em Tóquio e arredores, e muitas rotas de comboio de alta velocidade Shinkansen sofreram cancelamentos e atrasos por causa da neve.

Os fortes nevões provocaram desde sexta-feira 12 mortos em sete municípios do país, segundo a agência local Kyodo, além de centenas de feridos devido a acidentes de automóvel ou outros incidentes causados por condições climatéricas adversas.

Na região de Kanto, que engloba Tóquio e arredores, a agência meteorológica estatal emitiu um alerta de possíveis deslizamentos de terra, depois de o temporal desta semana ter registado as maiores acumulações de neve em quase meio século.

Em Tóquio a neve atingiu no sábado 45 centímetros, o mesmo nível atingido no temporal há uma semana, e o mais elevado nos últimos 45 anos.

No fim de semana passado, a maior tempestade de neve em décadas na parte oriental do país cifrou-se em 13 mortos e 1.700 feridos, a maioria em acidentes de tráfego.

O mês de fevereiro é geralmente o mais frio na capital japonesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …