Netanyahu apela a judeus europeus que se mudem para Israel

World Economic Forum / Flickr

Benjamin Netanyahu, Primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu, Primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou este domingo aos judeus europeus a mudarem-se para Israel na sequência dos atentados em Copenhaga contra a principal sinagoga da capital dinamarquesa.

“De novo um judeu europeu foi morto por ser judeu e este tipo de atentados deve ocorrer novamente”, advertiu o primeiro-ministro israelita, indicando que o seu país está preparado para “acolher uma imigração em massa proveniente da Europa”.

“A todos os judeus da Europa: eu digo que Israel vos espera de braços abertos”, acrescentou.

Segundo Netanyahu, o governo israelita vai adotar um plano para encorajar a imigração de judeus da França, Bélgica e Ucrânia, com um montante de cerca de 45 milhões de dólares (cerca de 40 milhões de euros).

Já o ministro israelita das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, tinha pedido “uma guerra sem quartel” contra o terrorismo islamista, após os últimos atentados cometidos na capital dinamarquesa em que morreram duas pessoas, entre elas um jovem judeu, e cinco ficaram feridas.

“A cadeia de acontecimentos terroristas em Copenhaga demonstra o que dizemos há anos: que Israel e os judeus são o para-choques deste terrorismo acima de tudo porque estão fisicamente na frente de guerra”, sublinhou o ministro em declarações publicadas na edição eletrónica do diário Yediot Aharonot.

Lieberman reagia assim aos dois atentados em que morreram duas pessoas na capital dinamarquesa e três ficaram feridas, nas últimas 24 horas.

O segundo ataque foi às portas de uma sinagoga em que se realizava uma cerimónia de “bar mitzva” (similar à comunhão no cristianismo) e em que morreu um jovem desta comunidade que fazia parte da segurança do centro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.