/

Neimann usou um brinquedo sexual para fazer batota no xadrez? Não é impossível

1

Crystal Fuller / Saint Louis Chess Club

Magnus Carlsen e Hans Niemann.

Seria possível Hans Niemann usar um brinquedo sexual para fazer batota contra Magnus Carlsen? Um programador está a tentar descobrir a resposta.

O mundo do xadrez continua num verdadeiro reboliço após o recente escândalo envolvendo Magnus Carlsen e Hans Niemann. O melhor jogador do mundo acusa o jovem de 19 anos de batota depois de ter perdido uma primeira partida contra ele e abandonado outra, apenas na sua segunda jogada.

“Se eles quiserem que eu me ponha todo nu, eu faço-o”, atirou Niemann, defendendo-de das acusações. O americano até recebeu uma proposta de 1 milhão de dólares de um site para jogar nu e provar que não usa um brinquedo sexual com Inteligência Artificial.

Sim, Niemann chegou a ser acusado de usar um brinquedo sexual anal para receber informações sobre o adversário.

Mas como é que isto funcionaria? É possível? Ron Sijm, engenheiro de software nos Países Baixos, quer descobrir a verdade e desenvolveu um software para testar a teoria. Segundo a VICE, Sijm divulgou o código na plataforma GitHub, e tudo o que precisa agora é o brinquedo sexual certo.

Apesar de não haver provas, a teoria de que Niemann poderá ter usado um dispositivo para o guiar durante o seu jogo contra Carlsen através de vibrações no ânus tem ganhado força.

As partidas de xadrez são transmitidas ao vivo, pelo que é possível que uma equipa possa ver o tabuleiro, colocar as informações numa IA e comunicar os movimentos da Inteligência Artificial de volta a Niemann.

Em teoria, os cúmplices de Niemann vibrariam o brinquedo anal de uma certa forma que diria ao jogador como se mover.

Sijm adaptou o Stockfish, um programa que usa um motor de xadrez e vibrações para comunicar com dispositivos de internet das coisas, e criou o ButtFish.

O Stockfish foi inicialmente projetado para enviar sinais para um sapato, mas o sistema de Sijm estaria a fazê-lo através de um dispositivo no ânus. O neerlandês realça que este projeto é fundamentalmente um meme, mas ainda está a tentar descobrir qual brinquedo sexual funcionaria melhor.

Sijm argumenta que a teoria do brinquedo sexual vibratório tem algumas lacunas. Por exemplo, seria incrivelmente difícil traduzir vibrações sentidas no ânus em movimentos de xadrez viáveis.

Para já, o programador está a tentar através de código morse, embora não tenha a certeza se este terá sido o método eventualmente usado por Niemann.

O sistema da Sijm envia pulsos longos e curtos para um dispositivo. Um tabuleiro de xadrez é uma grelha de 8 por 8 onde cada quadrado corresponde a uma coordenada alfanumérica. Se quiser mover o peão em A2 para A4, deve vibrar o código morse para A2, esperar um pouco e depois vibrar o código morse para A4.

Sijm está agora à procura de alguém com um brinquedo sexual da Buttplug.io, um plug anal controlável, que esteja disposto a testar o seu sistema.

“A teoria é que ele usou contas anais”, disse Sijm à VICE. “Isso pode facilitar o envio de sinais. Digamos que você tem oito contas. O tabuleiro é oito por oito. Isso pode facilitar a comunicação. Não tenho a certeza se você pode determinar individualmente as contas”.

Magnus Carlsen quebrou o silêncio esta semana e, se inicialmente as acusações de batota não passavam de um rumor, ganharam novo ímpeto com as declarações do grande mestre de xadrez.

“Creio que Niemann tem feito mais batota – e mais recentemente – do que admitiu publicamente. A progressão dele no tabuleiro tem sido fora do comum. Ao longo do nosso jogo na Sinquefeld Cup, tive a impressão de que ele não estava tenso ou mesmo completamente concentrado”, explicou o nórdico.

Por sua vez, o jovem norte-americano rejeita as acusações de batota. Embora admita ter jogado menos limpo em duas ocasiões, através da ajuda do computador, garante que nunca o fez no tabuleiro.

De facto, o cadastro de Hans Niemann não é o melhor. O jovem já foi expulso de um portal de jogos de xadrez online, por chamada de vídeo, por ter utilizado um computador para analisar os movimentos do adversário.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.