Negócio das viagens de finalistas começa nas eleições dos estudantes

-

Há agências de viagens que recorrem a alunos e que patrocinam as eleições das Associações de estudantes para angariarem clientes para as viagens de finalistas. Uma realidade que é abordada numa altura em que continua a polémica em torno dos incidentes de Torremolinos.

Depois dos estragos provocados por estudantes portugueses do Ensino Secundário, durante uma viagem de finalistas, num hotel de Torremolinos, em Espanha, surgem dados sobre a forma como as agências se movimentam para tentarem garantir a organização destes eventos.

O Público apurou que algumas agências de viagens recorrem aos próprios estudantes, a maiores deles menores, para angariarem outros jovens para estas celebrações de finalistas. Em troca, estes “dealers“, como são chamados, recebem dinheiro ou a viagem de graça.

Outra estratégia das agências de viagens passa por patrocinarem as listas concorrentes às Associações de Estudantes, nomeadamente dando apoio na “contratação de artistas, cantores, dj’s e atores de séries e telenovelas” e também facultando “brindes” e instalando “insufláveis”, conforme reporta o jornal.

Os candidatos apoiados que vencerem as eleições só têm que garantir às agências envolvidas a organização das viagens de finalistas.

Este processo decorrerá como uma promessa “verbal” e para garantir o seu cumprimento, as agências ainda garantem aos líderes das listas candidatas “regalias”, designadamente a oferta da viagem caso consigam angariar um determinado número de finalistas, refere o Público.

O sócio gerente da Slide In Travel, a agência que organizou a viagem de fim de curso a Torremolinos, fala de “um apoio logístico”, notando ao jornal que a prática está tão generalizada que, hoje em dia, “são as próprias listas” que concorrem às Associações que “exigem” este patrocínio com o intuito de “ganhar as eleições”.

“Nós ajudamos os estudantes e eles ajudam-nos a nós”, refere por seu turno o sócio gerente da Megafinalista, Tomás Linhares de Andrade, referindo ao Público que, neste ano, esta agência ofereceu “cerca de 100 viagens”.

A Slide In aponta “entre 30 a 40 viagens” oferecidas a estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desde cedo se começa a fazer cambalachos, fraudes, chantagens o que quer que se lhe queira chamar!! E depois daqui a alguns anos temos vigaristas puros…

  2. Cambalachos, fraudes, chantagens o que quer que se lhe queira chamar!! E depois daqui a alguns anos temos vigaristas puros…“empreendedorismo”.

    Assim nasce o político profissional!

  3. Nada admira como há agora tanto vigarista na politica e não só, começam logo nas escolas, passam mais tempo em praxes e férias de que a estudar, tudo gente de pouco trabalho e muitas mordomias, continuem assim depois queixem-se do holandês e do alemão que logo virão outros atrás a desabafar também.

RESPONDER

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …