Neandertais tinham tórax muito maior do que os humanos atuais (e é uma questão genética)

Os Neandertais, espécie já extinta, partilham com os humanos atuais 99,7 % do seu ADN. Contudo, as duas espécies apresentam diferenças morfológicas significativas. Agora, um novo estudo vem agora revelar que os bebés Neandertais tinham uma caixa torácica muito mais poderosa do que a do homem moderno.

Um estudo desenvolvido por investigadores do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) e do Centro Nacional de Pesquisa em Evolução Humana (CENIEH) mostra que os indivíduos da espécie humana extinta, tinham um tórax largo e em forma de “barril” desde o seu nascimento, e que este era capaz de suportar o elevado gasto de energia que os Neandertais precisavam no seu dia-a-dia.

Esta conclusão implica que esta característica, agora descoberta, era determinada geneticamente e não resultava do desenvolvimento natural. Os especialistas, que publicaram o estudo na revista Science Advances a 7 de outubro, acreditam que esta caraterística morfológica foi herdada de espécies anteriores, como o Homo Erectus.

Segundo o ABC, comparado com o tórax dos humanos modernos, o dos Neandertais adultos era mais curto, ligeiramente mais profundo, e muito mais largo. Essas características estão relacionadas com o seu corpo gordo, com uma pélvis larga, ossos robustos e uma densa musculatura.

Também está relacionado com o metabolismo da espécie, que precisava de muita energia e oxigénio para executar as suas tarefas diárias. A novidade que surge com o estudo, é que até agora não se sabia se essas diferenças, entre os humanos atuais e os Neandertais, eram estabelecidas no nascimento, ou seja, eram genéticas.

Daniel García Martínez, autor principal do estudo, e a sua equipa, usaram ferramentas de reconstrução virtual para reproduzir, pela primeira vez, a forma do tórax de quatro crianças Neandertais com 1 a 2 semanas de idade, menos de 4 meses, um ano e meio e dois anos e meio. Os restos mortais chegaram da Rússia, de França, e da Síria.

Asier Gómez-Olivencia, co-autora do artigo, explica que o trabalho foi difícil pois “as costelas e as vértebras costumam aparecer fragmentadas no registo fóssil, o que tradicionalmente dificulta os estudos”. “Agora, os resultados mostram que a caixa torácica dos recém-nascidos Neandertais eram diferente da nossa espécie. Era mais profunda, mais curta e mais larga do que o do homem moderno”, explicou a cientista.

De acordo com equipa de cientistas, esta descoberta vai juntar-se a outras que tinham vindo a ser divulgadas sobre os Neandertais, pois os bebés desta espécie também viam a luz com diferentes cérebros e mandíbulas. Esta é mais uma caraterística que mostra que as diferenças entre as espécies humanas já estão presentes desde o nascimento, acentuando-se apenas ligeiramente durante o crescimento dos indíviduos.

No entanto, as semelhanças dos Neandertais, em relação à forma e ao desenvolvimento do tórax de outras espécies humanas – como o Homo Erectus –  fazem com que os especialistas acreditem que a sua fisionomia não se tratava apenas de uma herança genética, mas pode estar também relacionada com o nível evolutivo.

“A morfologia dos Neandertais compartilhada com o Homo Erectus, é uma outra caraterística provavelmente relacionada com a alta necessidade de energia das duas espécies, já que os bebés Neandertais também possuíam uma grande abertura nasal”, explica o investigador Markus Bastir.

Para já, a equipa de cientistas vai continuar o estudo no que diz respeito a este assunto pois, de acordo com García Martínez, “ainda há um longo caminho a percorrer no estudo da evolução do tórax humano”.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Importante descoberta, alem de terem maior caixa craneana , tinham também maiores pulmões, e eram mais fortes que nós. E tudo isso geneticamente!

    Como desapareceram e nos não?
    Um dia talvez saibamos!

  2. Os neandertais foram extintos ou se misturaram aos homens “ditos modernos”?? Pois ,analisando alguns indivíduos de hoje ,essas características estão bem presentes.

  3. o meio ambiente alterou-se muito ,começou a desaparecer os grandes herbivores ,as necessidades mudaram,um corpo pesado e musculado nao favorece a caça de presas mais pequenas e que percorrem grandes distancias,a evoluçao favoreceu outras mutaçoes , um ser mais leve e alto,mais abilitado fisicamente a percorrer grandes distancias e com menos gasto calorico

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …