Neandertais praticavam uma espécie de “odontologia pré-histórica”

Um grupo de cientistas da Universidade do Kansas, nos EUA, descobriu que os Neandertais praticavam uma espécie de “odontologia pré-histórica” há 130 mil anos, de acordo com um novo estudo que analisou um conjunto de dentes encontrados há mais de 100 anos, na Croácia.

A análise dos dentes de um Neandertal mostrou uma série ranhuras e fraturas que revelam tentativas de lidar com problemas odontológicos como um dente danificado e um outro desalinhado, revelam os autores do estudo publicado no Bulletin of the International Association for Paleodontology.

O antropólogo David Fryer, o dentista Joseph Gatti, a especialista Janet Monge, da Universidade da Pensilvânia e a curadora do Museu de História Natural na Croácia, Davorka Radovčić, analisaram os dentes com um microscópio para documentar o uso oclusal, e as fraturas do esmalte.

Os cientistas analisaram quatro dentes que foram encontrados separados há mais de 100 anos, em Krapina, na Croácia, mas que que provavelmente pertenciam ao lado esquerdo da boca de um indivíduo.

“As fendas observadas no pré-molar indicam que o Neandertal tinha algum problema dentário que estava a tentar tratar sozinho“, afirmou o antropólogo David Frayer, citado pelo site da Kansas University.

“Foi uma conexão interessante ou um conjunto de fenómenos que se encaixam da forma que esperamos que um ser humano moderno reaja”, destacou.

Segundo os especialistas, a nova descoberta indica que os Neandertais eram muito mais inteligentes do que se pensava. Frayer disse que não foi possível recuperar a mandíbula para procurar provas de doença periodontal, mas os arranhões e as fendas nos dentes indicam que provavelmente causaram irritação e desconforto no indivíduo.

Os cientistas também verificaram que o terceiro molar e um pré-molar foram empurrados para fora das suas posições normais. “As ranhuras indicam que este individuo estava a enfiar algo na sua boca para tentar alcançar o pré-molar que estava fora da sua posição”, disse Frayer.

“Talvez não seja surpreendente que um Neandertal tenha feito isto, mas ainda não tinha sido encontrado nenhum outro espécime que combinasse todas estas intervenções”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …