Neandertais praticavam uma espécie de “odontologia pré-histórica”

Um grupo de cientistas da Universidade do Kansas, nos EUA, descobriu que os Neandertais praticavam uma espécie de “odontologia pré-histórica” há 130 mil anos, de acordo com um novo estudo que analisou um conjunto de dentes encontrados há mais de 100 anos, na Croácia.

A análise dos dentes de um Neandertal mostrou uma série ranhuras e fraturas que revelam tentativas de lidar com problemas odontológicos como um dente danificado e um outro desalinhado, revelam os autores do estudo publicado no Bulletin of the International Association for Paleodontology.

O antropólogo David Fryer, o dentista Joseph Gatti, a especialista Janet Monge, da Universidade da Pensilvânia e a curadora do Museu de História Natural na Croácia, Davorka Radovčić, analisaram os dentes com um microscópio para documentar o uso oclusal, e as fraturas do esmalte.

Os cientistas analisaram quatro dentes que foram encontrados separados há mais de 100 anos, em Krapina, na Croácia, mas que que provavelmente pertenciam ao lado esquerdo da boca de um indivíduo.

“As fendas observadas no pré-molar indicam que o Neandertal tinha algum problema dentário que estava a tentar tratar sozinho“, afirmou o antropólogo David Frayer, citado pelo site da Kansas University.

“Foi uma conexão interessante ou um conjunto de fenómenos que se encaixam da forma que esperamos que um ser humano moderno reaja”, destacou.

Segundo os especialistas, a nova descoberta indica que os Neandertais eram muito mais inteligentes do que se pensava. Frayer disse que não foi possível recuperar a mandíbula para procurar provas de doença periodontal, mas os arranhões e as fendas nos dentes indicam que provavelmente causaram irritação e desconforto no indivíduo.

Os cientistas também verificaram que o terceiro molar e um pré-molar foram empurrados para fora das suas posições normais. “As ranhuras indicam que este individuo estava a enfiar algo na sua boca para tentar alcançar o pré-molar que estava fora da sua posição”, disse Frayer.

“Talvez não seja surpreendente que um Neandertal tenha feito isto, mas ainda não tinha sido encontrado nenhum outro espécime que combinasse todas estas intervenções”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …